O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) estará em Belo Horizonte na próxima segunda-feira (28/8) para a posse simbólica da executiva mineira do Partido Liberal (PL-MG), agora liderada pelo deputado federal Domingos Sávio (PL-MG). Na capital, o antigo mandatário da República ainda deve participar de solenidade na Assembleia Legislativa (ALMG), onde receberá o título de Cidadão Honorário do estado.
Leia Mais
CPMI dos atos antidemocráticos quer ouvir G. Dias na próxima semanaRedes reagem à cobrança de Zema a Lula: 'Não lembro de cobrar o Bolsonaro'Lula critica FMI: 'deveria ajudar, mas não ajuda'Privatização proposta por Zema acirra ânimos na AssembleiaGeneral Santos Cruz sobre ida de Bolsonaro aos EUA: 'Fugiu do Brasil'Bolsonaro gasta R$ 84 mil em harmonização facial e dentária PF intima Bolsonaro para depor em inquérito sobre discussão de golpeA cidadania honorária ao ex-presidente foi concedida pelos deputados e sancionada pelo governador Romeu Zema (Novo) ainda em 2019, no primeiro ano de governo Bolsonaro, por meio de um requerimento de autoria do deputado Coronel Sandro (PL). Na época, a honraria também foi concedida ao então vice-presidente Hamilton Mourão e ao ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, que hoje são senadores.
Por outro lado, uma cerimônia de entrega da homenagem não chegou a ser marcada e agora contrasta com o contexto em que vive Bolsonaro. Hoje, o ex-presidente é alvo de uma série de inquéritos e é peça central em escândalos desde que deixou o Palácio do Planalto, mas ainda tenta se manter ativo entre seus correligionários e na política nacional.
Em meio ao caso da venda ilegal de joias sauditas e às revelações de uma trama contra o sistema eleitoral, o deputado Coronel Sandro defende o ex-presidente e afirma que o titulo de cidadão honorário ainda é cabivel.
“O presidente Bolsonaro é inocente até que se prove o contrário, é isso que diz a Constituição. Ele é um dos melhores e mais populares presidentes da história do Brasil”, afirmou o deputado.
“O presidente Bolsonaro é inocente até que se prove o contrário, é isso que diz a Constituição. Ele é um dos melhores e mais populares presidentes da história do Brasil”, afirmou o deputado.
O Coronel Sandro ainda lembrou da tentativa de assassinato sofrida por Bolsonaro durante evento de campanha eleitoral 2018, em Juiz de Fora, na Zona da Mata Mineira. “O presidente em várias oportunidades diz que renasceu em Minas Gerais. Agora, Minas, por meio de seus representantes, vai formalizar esse renascimento, dando a ele a certidão que é o título de cidadão honorário”, completou.
O deputado ainda confirmou que o governador Zema estará presente na solenidade da próxima segunda-feira. O horário da reunião especial ainda não foi definido.