O ex-deputado federal Eduardo Barbosa morreu, na madrugada desta quarta-feira (23/8), aos 64 anos, em Brasília. O ex-parlamentar mineiro foi deputado por quatro mandatos na Câmara dos Deputados, de 1995 a 2022. O corpo de Eduardo será levado para Pará de Minas, cidade natal do ex-parlamentar.
Eduardo Barbosa estava internado no Hospital Sírio Libanês, em Brasília, para a realização de uma cirurgia cardíaca. Ele completaria 65 anos nesta sexta-feira (25/8).
Em nota, o PSDB de Minas Gerais lamentou a morte do ex-deputado e prestou solidariedade aos familiares, amigos e tucanos. Ele foi vice-líder do PSDB diversas vezes, vice-líder da minoria na Câmara dos Deputados em 2009.
Nas redes sociais, políticos lamentaram o falecimento do ex-deputado. "Com muita tristeza recebi a notícia do falecimento do deputado Eduardo Barbosa, grande defensor das Apaes, ótimo secretário de estado, um grande amigo que se vai", disse o ex-senador e ex-deputado federal Eduardo Azeredo (PSDB-MG).
"Tive uma triste notícia agora. Faleceu um amigo e um dos melhores e mais competentes Deputados da história da Câmara dos Deputados, meu querido parceiro de lutas Eduardo Barbosa. Ele foi nossa referência na defesa dos mais vulneráveis e em todas as políticas sociais produzidas nas últimas décadas. Foi um ser humano muito raro, articulado e corajoso. Vai fazer muita falta na luta por justiça social e por um Brasil mais humano e melhor para todos!", escreveu o deputado Osmar Terra (MDB-RS).
Em nota, o governador Romeu Zema (Novo) também lamentou a morte do ex-deputado e ressaltou os serviços prestados a Minas Gerais.
"Com profunda tristeza, o governador Romeu Zema lamenta a morte do ex-deputado federal Eduardo Barbosa, aos 64 anos. A disposição de Eduardo Barbosa na defesa das pessoas com deficiência ficará marcada na lembrança dos mineiros, assim como o legado conquistado ao longo de sua vida. O Governo de Minas Gerais se solidariza com familiares e amigos diante dessa perda e presta condolências neste momento", disse.