Jornal Estado de Minas

LUTO

Francisco Dornelles, ex-governador do RJ, será velado nesta sexta (25)

O presidente de honra do Progressistas, Francisco Dornelles, ex-ministro da Fazenda e ex-governador do Rio de Janeiro, será velado nesta sexta-feira (25/8), na sede da Fundação Getúlio Vargas (FGV), na Praia de Botafogo, no Rio de Janeiro.  

Dornelles morreu na quarta-feira (23/8), aos 88 anos. Ele nasceu em Belo Horizonte, em 1935, e fazia parte de uma família com ampla vocação política. Era parente de três ex-presidentes da República. Por parte de pai, era primo de segundo grau do ex-presidente Getúlio Vargas. Por parte da mãe era sobrinho dos ex-presidentes Tancredo Neves e Castelo Branco, além de ter como tio Ernesto Dornelles, que já foi senador e governador do Rio Grande do Sul. 

Iniciou na vida pública em 1959, como assessor especial de Tancredo Neves. Foi também Secretário da Receita Federal, ministro em dois governos, senador, vice-governador e governador do Rio de Janeiro. 
"O Brasil perdeu um homem de bem, que tinha a sobriedade e a riqueza de caráter como suas principais características. Fará falta", disse a FGV, em nota.