O ministro Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), anunciou nessa quinta-feira (24/8) o Teste Público de Segurança das Urnas e dos Sistemas de Votação e Apuração (TPS) para as eleições municipais de 2024, com o primeiro turno previsto para o dia 6 de outubro do próximo ano. O programa é aberto para qualquer interessado, mas os participantes serão selecionados por meio de edital.
Leia Mais
Comandante do Exército diz que 'desvio de conduta' será 'repudiado'Segurança de Lula estava em grupo golpista de WhatsApp; GSI o exonerouLula anuncia parceria com Angola: 'O retorno do Brasil à África'Lula homenageia Bernadete Pacífico em discurso na AngolaAlckmin é condecorado pelo Exército no Dia do SoldadoEsta é a sétima edição do teste público, que vai ocorrer entre os dias 27 de novembro a 1º de dezembro, na sede do TSE em Brasília. Os interessados podem participar de forma individual ou em grupo de até cinco pessoas.
“Esse momento do teste público é uma oportunidade para que todos os especialistas em tecnologia (os chamados ‘hackers do bem’) possam testar as urnas e os sistemas eleitorais, para verificar a segurança e identificar alguma vulnerabilidade para que a segurança possa ser aprimorada”, emendou Moraes.
O magistrado ainda lembrou da participação da comunidade universitária durante os testes das eleições de 2022, o que ele classificou como fundamental para o processo. “O teste é uma das inúmeras fases de auditoria que o sistema passa antes das eleições. É importante que todos aqueles com interesse possam participar”, ressaltou.
O edital está disponível no site do TSE, enviando o formulário de pré-inscrição preenchido e os documentos exigidos.