Jornal Estado de Minas

ELEIÇÕES 2024

Bolsonaro dá posse a nova executiva mineira do PL em Belo Horizonte

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) participou, nesta segunda-feira (28/8), em Belo Horizonte, da posse simbólica da executiva mineira do Partido Liberal, comandada agora pelo deputado federal Domingos Sávio. O evento ocorre em meio às articulações para as eleições municipais de 2024, com o objetivo do PL de apresentar candidatos na maioria dos municípios do estado.





“Domingos Sávio está à frente deste propósito: unir os municípios; fazer com que tenhamos candidatos para a maioria deles, não só para as prefeituras, bem como para as Câmaras Municipais. Para isso, nós contamos com vocês para esse trabalho”, discursou Bolsonaro, que mais cedo teve uma reunião fechada com os correligionários.

Durante o evento, Domingos Sávio (PL) oficializou a pré-candidatura do deputado estadual Bruno Engler (PL) para a prefeitura de Belo Horizonte, que volta a concorrer ao Executivo da capital após um segundo lugar em 2020. O parlamentar é o primeiro vice-presidente da legenda em Minas Gerais e um dos aliados mais próximos do ex-presidente no estado. 
 
 

Na última semana, ao Estado de Minas, Sávio já havia expressado sua preferência por Bruno Engler, reconhecendo que ele é um dos principais quadros do partido em Minas. “O Bruno, na minha opinião, é uma das melhores revelações da política dos últimos tempos e já mostra muita maturidade que, aliada à sua juventude, o coloca em excelentes condições para nos representar”, disse.




‘Décalogo do PL’

Bolsonaro ainda fez um rápido discurso e apresentou aos correligionários o que chamou de “decálogo” do PL. De acordo com o ex-presidente, se esses dez pontos forem lidos sem que se mencione o partido, eles terão o acordo até da esquerda. “Todo partido tem um estatuto, mas muitas vezes a grande maioria dos integrantes não o conhece”, disse.

Segundo o ex-presidente, o estatuto foi criado em comum acordo com a bancada federal em Brasília, a maior da Câmara, com 99 deputados. “Defendemos a família brasileira, defendemos a vida desde a concepção, a liberdade de expressão e imprensa, propriedade privada, o legítimo direito a defesa, a diminuição da carga tributária, a liberdade econômica, a indústria e, por último, somos contra liberação de drogas no nosso país”, exclamou Bolsonaro.

O auditório da Associação Médica, na região centro-sul da capital, onde a solenidade foi realizada, ficou lotado por lideranças partidárias e apoiadores vestidos de verde e amarelo. Muitos portavam adesivos pedindo o impeachment do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.





Bolsonaro desembarcou no aeroporto de Confins no início da manhã. No trajeto até o centro da cidade foram espalhadas faixas criticando a vinda do ex-presidente, lembrando o escandalo da venda ilegal das joias da Presidência da República. 

No fim do dia, o ex-presidente será homenageado com o título de cidadão honorário concedido pelo governador Romeu Zema a pedido dos deputados estaduais aliados do ex-presidente em Minas.

Veja a composição do diretório do PL-MG
  • José Santana de Vasconcellos- Presidente de honra
  • Dep. Domingos Sávio - Presidente
  • Dep. Bruno Engler - Primeiro vice-presidente
  • Dep. Gustavo Santana - Segundo vice-presidente
  • Dep. José Vitor - Secretário-Geral
  • Dep. Marcelo Álvaro Antônio - Secretário
  • Dep. Lincoln Portela - Tesoureiro
  • Dep. Alessandra Portela - Membro
  • Dep. Antônio Carlos Arantes – Membro
  • Dep. Rosângela Reis - Membro
  • Delegada Sheila – Membro
  • Guilherme dos Santos - Membro
  • Rityer Costa Madeira - Membro