O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) participou, nesta segunda-feira (28/8), em Belo Horizonte, da posse simbólica da executiva mineira do Partido Liberal, comandada agora pelo deputado federal Domingos Sávio. O evento ocorre em meio às articulações para as eleições municipais de 2024, com o objetivo do PL de apresentar candidatos na maioria dos municípios do estado.
Leia Mais
Clima esquentou: apoiadores de Lula e Bolsonaro se estranham em BH Lula recebeu título de cidadão honorário de Minas Gerais em 2013Durante o evento, Domingos Sávio (PL) oficializou a pré-candidatura do deputado estadual Bruno Engler (PL) para a prefeitura de Belo Horizonte, que volta a concorrer ao Executivo da capital após um segundo lugar em 2020. O parlamentar é o primeiro vice-presidente da legenda em Minas Gerais e um dos aliados mais próximos do ex-presidente no estado.
Na última semana, ao Estado de Minas, Sávio já havia expressado sua preferência por Bruno Engler, reconhecendo que ele é um dos principais quadros do partido em Minas. “O Bruno, na minha opinião, é uma das melhores revelações da política dos últimos tempos e já mostra muita maturidade que, aliada à sua juventude, o coloca em excelentes condições para nos representar”, disse.
‘Décalogo do PL’
Bolsonaro ainda fez um rápido discurso e apresentou aos correligionários o que chamou de “decálogo” do PL. De acordo com o ex-presidente, se esses dez pontos forem lidos sem que se mencione o partido, eles terão o acordo até da esquerda. “Todo partido tem um estatuto, mas muitas vezes a grande maioria dos integrantes não o conhece”, disse.
Segundo o ex-presidente, o estatuto foi criado em comum acordo com a bancada federal em Brasília, a maior da Câmara, com 99 deputados. “Defendemos a família brasileira, defendemos a vida desde a concepção, a liberdade de expressão e imprensa, propriedade privada, o legítimo direito a defesa, a diminuição da carga tributária, a liberdade econômica, a indústria e, por último, somos contra liberação de drogas no nosso país”, exclamou Bolsonaro.
O auditório da Associação Médica, na região centro-sul da capital, onde a solenidade foi realizada, ficou lotado por lideranças partidárias e apoiadores vestidos de verde e amarelo. Muitos portavam adesivos pedindo o impeachment do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Bolsonaro desembarcou no aeroporto de Confins no início da manhã. No trajeto até o centro da cidade foram espalhadas faixas criticando a vinda do ex-presidente, lembrando o escandalo da venda ilegal das joias da Presidência da República.
No fim do dia, o ex-presidente será homenageado com o título de cidadão honorário concedido pelo governador Romeu Zema a pedido dos deputados estaduais aliados do ex-presidente em Minas.
Veja a composição do diretório do PL-MG
- José Santana de Vasconcellos- Presidente de honra
- Dep. Domingos Sávio - Presidente
- Dep. Bruno Engler - Primeiro vice-presidente
- Dep. Gustavo Santana - Segundo vice-presidente
- Dep. José Vitor - Secretário-Geral
- Dep. Marcelo Álvaro Antônio - Secretário
- Dep. Lincoln Portela - Tesoureiro
- Dep. Alessandra Portela - Membro
- Dep. Antônio Carlos Arantes – Membro
- Dep. Rosângela Reis - Membro
- Delegada Sheila – Membro
- Guilherme dos Santos - Membro
- Rityer Costa Madeira - Membro