O PT confirmou neste sábado (2/9) o deputado federal Rogério Correia como pré-candidato do partido à Prefeitura de Belo Horiozonte. A decisão foi tomada em plenária do partido, na sede da Central Única dos Trabalhadores (CUT), com a presença da presidente nacional da legenda, deputada federal Gleisi Hoffmann (PT-PR).
A candidatura do parlamentar entra em alinhamento com a resolução publicada pelo partido na última semana, que defende uma aliança que possa reconduzir o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para um novo mandato em 2026. Rogério é o 1º vice-líder do governo na Câmara dos Deputados e tem tido uma atuação forte em defesa da gestão petista frente aos opositores do núcleo alinhado com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
A candidatura do parlamentar foi costurada com o apoio das deputadas estaduais Macaé Evaristo e Beatriz Cerqueira, aliadas de longa data de Rogério. Por outro lado, o martelo só deve ser batido mesmo quando todas as possibilidades de negociação com partidos aliados de Lula de esgotarem.
Rogério Correia é um dos principais quadros do partido em Minas Gerais. Ele foi vereador de BH por três mandatos (1989-1999), deputado estadual por quatro (1999-2018), e está em sua segunda legislatura como deputado federal.
Com a escolha dos petistas, as eleições municipais começam a ganhar forma e tendem a manter o cenário de polarização visto nos últimos quatro anos. Rogério deve enfrentar no pleito, entre outros, o deputado estadual Bruno Engler (PL), pré-candidato apoiado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e que concorre pela segunda vez à PBH, tendo ficado em segundo lugar contra o ex-prefeito Alexandre Kalil (PSD) em 2020.
Porém, diferentemente da última eleição presidencial, a disputa municipal ainda pode ter uma “terceira via” competitiva. Entre outros nomes que podem concorrer, despontam o deputado estadual Mauro Tramonte (Republicanos) e o senador Carlos Viana (Podemos).