A Polícia Federal (PF) cumpre, na manhã desta terça-feira (5/9), 53 mandados de busca e apreensão contra suspeitos de financiarem os atos golpistas de 8 de janeiro. Esta é a 16ª fase da Operação Lesa Pátria, determinada pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Minas Gerais é o estado com maior número de mandados expedidos, 26.
Leia Mais
CPMI de 8/1: GSI e Defesa não possuem mais imagens de hacker em ministérioG.Dias não compartilhou informações da Abin sobre 8/1, diz ex-GSIEx-GSI rebate G. Dias sobre 8/1: 'Não houve palavrão nem ordens'Atos golpistas: CNJ vai investigar se houve participação de juízesSupremo começa a julgar golpistas do 8 de janeiro19 países em 8 meses: por que Lula viaja tanto?Lula assina parecer que prevê demissão para casos de assédio sexual no serviço público federal"Apura-se que os valores dos danos causados ao patrimônio público possam chegar à cifra de R$ 40 milhões. Os fatos investigados constituem, em tese, os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido", informou a Polícia Federal, em nota.
- Flávio Dino: ''Não vamos permitir que se repita o 8 de janeiro''
Em suas redes, o ministro da Justiça, Flávio Dino, comentou a operação da Polícia Federal. "O trabalho continua em defesa da nossa Pátria, em semana tão simbólica. Que nunca mais queiram rasgar a nossa Constituição e destruir o Estado Democrático de Direito", disse Dino em referência ao Dia da Independência do Brasil, celebrado na quinta-feira (7/9).
Cumprimento dos mandados
- Minas Gerais 26;
- São Paulo 12;
- Paraná 6;
- Santa Catarina 3;
- Mato Grosso do Sul 2;
- Tocantins 2;
- Ceará 2.