"É importante a gente começar esse programa prestando uma solidariedade ao povo gaúcho da Região de Passo Fundo e da Região de Caxias. Pouco tempo atrás fomos la, com vários ministros, pois tinha uma seca em várias regiões e, agora, tem excesso de chuva", disse o presidente Lula, nesta terça-feira (5/9), no podcast semanal 'Conversa com o Presidente'.
Leia Mais
Governo anuncia R$ 430 milhões para enfrentamento da seca no RSJustiça anula licença para exploração de potássio na AmazôniaGoverno Lula faz campanha para mudar imagem do 7 de setembroCiclone no RS: 650 militares vão dar apoio às vítimasGoverno gaúcho decreta de estado de calamidade públicaLula diz que militares se 'apoderaram' do 7 de setembroLula: 'A economia está se acertando, apesar do comportamento do BC'Chuvas no RS
Até o início da tarde dessa segunda-feira (4/0), havia registro de danos em 21 municípios gaúchos e cerca de 215 pessoas desalojadas ou desabrigadas.
Em Passo Fundo (RS), o rio de mesmo nome subiu e deixou diversas casas embaixo d'água. Pessoas e animais tiveram que ser resgatados.
A Prefeitura de Roca Sales (RS) aconselhou que a população subisse nos telhados e pediu o auxílio daqueles que tenham barcos. "Pedimos encarecidamente que ajude quem precisa nesse momento". Nessa segunda-feira, em 9h, o Rio Taquari, que corta a cidade, subiu cerca de 14 metros.