Apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) realizaram um "buzinaço" na frente do Palácio da Liberdade, Região Centro-Sul de Belo Horizonte, nesta quinta-feira (7/9), dia em que é comemorado os 201 anos da Independência do Brasil.
No evento, organizado pelo movimento "DireitaBH", foi estacionado um carro de som e populares estenderam uma bandeira com os dizeres "Fora Lula, Buzine".
Os manifestantes também vestem camisas pretas e brancas com os mesmo dizeres contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), predominando sobre as tradicionais camisas verde e amarelo.
Comércio paralelo e gritos de 'genocida'
Ao longo da praça da liberdade também foram expostas bandeiras do Brasil e era possível comprar outros souvenirs, como bandeiras de Israel.
Apesar da predominância de buzinas favoráveis ao movimento, também foi possível escutar palavras contra o ex-presidente Bolsonaro. Algumas poucas pessoas que passavam gritavam "genocida" e outras faziam o gesto do "L", uma referência de apoio a Lula.
Leia: Lula sobre Independência: Dia sem ódio e medo, somos um povo só.
Leia: Lula sobre Independência: Dia sem ódio e medo, somos um povo só.
Pelas redes sociais, alguns grupos bolsonaristas incentivaram o boicote às manifestações de 7 de Setembro. Os populares da direita criaram um movimento chamado de "fique em casa", fazendo referência ao termo que foi ironizado durante a pandemia de Covid-19 e pregava o isolamento social na emergência sanitária.
O boicote teria como motivação esvaziar as ruas em demonstração de insatisfação com as Forças Armadas.