O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) fez cirurgias para corrigir hérnia de hiato e desvio de septo na manhã desta terça-feira (12/9) no hospital Vila Nova Star, em São Paulo.
Segundo informações publicadas pelo advogado e assessor do ex-presidente Fabio Wajngarten no X (ex-Twitter), Bolsonaro entrou para o centro cirúrgico por volta das 5h.
A correção de hérnia de hiato teve como objetivo, diz o assessor, tratar refluxo, soluços e tosses secas contínuas. A cirurgia no septo foi indicada para melhorar a condição respiratória do ex-presidente.
Leia Mais
Advogado diz que Cid vai contar tudo que for perguntado sobre BolsonaroValdemar diz que Judiciário exagera contra BolsonaroLula: Bolsonaro estava 'envolvido até os dentes' na tentativa de golpeMédico de Bolsonaro descarta cirurgia mais delicada após internaçãoCleitinho sobre o 8/1: 'Quem quebrou tudo, tem que pagar'Marina sobre ciclone no RS: 'Somos um país vulnerável'PM descreve agressão sofrida por bolsonarista no 8 de janeiro
Diferentemente das outras cirurgias, a de alças intestinais poderia estar ligada à facada que Bolsonaro sofreu em 2018 durante a campanha eleitoral. Ele foi ferido por Adélio Bispo de Oliveira na cidade mineira de Juiz de Fora. Adélio está encarcerado em uma penitenciária de segurança máxima em Mato Grosso do Sul, mas pode ser transferido para um hospital psiquiátrico.
- Sigla de Bolsonaro: PL apresenta ao TSE prestação de contas erradas do ano eleitoral de 2022
Por volta das 8h desta terça, Wajngarten publicou um novo comunicado nas redes afirmando que as cirurgias terminaram e "transcorreram dentro da maior tranquilidade", com Bolsonaro já na sala de recuperação.
Segundo boletim divulgado mais tarde pelo assessor, Bolsonaro fez uma endoscopia digestiva alta para tratar o refluxo e procedimentos de septoplastia, turbinectomia e uvulopalatofaringoplastia. O boletim também informa que o ex-presidente será avaliado pela equipe médica no final do dia.