A presidente nacional do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann (PT-PR), cobrou punição aos militares, políticos e possíveis mandantes dos atos antidemocráticos do 8 de janeiro, quando as sedes dos Três Poderes foram atacadas por apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Para a parlamentar, não apenas os manifestantes devem ser punidos.
Leia Mais
Ministro de Lula desconversa sobre escalada de violência na BahiaPartido expulsa prefeito que pediu castração de meninas no RJLula reserva valor recorde para publicidade oficial em ano eleitoralPacheco diz que Brasil tem 'oportunidade ímpar' na preservação ambientalNa última quinta-feira (14/9), o Supremo Tribunal Federal (STF) condenou os primeiros três réus pela depredação da corte, do Palácio do Planalto e do Congresso Nacional. Aécio Lúcio Costa Pereira, Thiago de Assis Mathar e Matheus Lima de Carvalho Lázaro, foram condenados por crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, associação criminosa, tentativa de golpe de Estado, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.
Os réus receberam penas que variam de 14 a 17 anos de prisão, em uma sessão marcada por gafes de advogados que fizeram discursos contra os ministros da Suprema Corte. O STF ainda deve julgar 232 ações penais envolvendo os manifestantes do 8 de janeiro, já que a Procuradoria Geral da República (PGR) deve firmar acordos.