Jornal Estado de Minas

BELO HORIZONTE

Fuad sobre reeleição à PBH: 'Ainda tenho muita coisa para fazer na cidade'

O prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD), não descartou uma candidatura à reeleição nas eleições municipais de 2024. Em entrevista ao programa “EM Minas”, transmitida pela TV Alterosa nesse sábado (23/9), em parceria com o Estado de Minas e o Portal UAI, Fuad deixou o futuro em aberto, mas afirma que vai tomar uma decisão sobre o pleito ainda em 2023, no mais tardar no início do próximo ano.





“Ainda não decidi (ser candidato à reeleição). Eu tenho muita coisa para fazer na cidade, muitas obras, e fico pensando que, se eu começar a pensar em política e campanha, não vou governar. Então vou pensar isso no início do ano que vem, ou no fim deste ano. Eu não estou descartando, mas não estou assegurando. Preciso chegar ao fim final do ano, por exemplo, e avaliar como está a possibilidade, as perspectivas e avaliar meu interesse pessoal, minha situação familiar e aí tomar uma decisão. Não estou com pressa”, disse.
 
O caminho natural de quem ocupa o cargo é tentar a reeleição, mas a conjuntura política ainda incerta tem adiado a decisão do prefeito de BH. Enquanto em 2022 Fuad deu apoio ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na disputa contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o PT decidiu lançar o deputado federal Rogério Correia (PT-MG) como pré-candidato à PBH, mesmo não descartando uma aliança para o cargo.

Ao mesmo tempo, Fuad ainda vê outros partidos aliados com nomes fortes para a disputa municipal e enfrenta pressões internas de alas do PSD, que reclamam do pouco espaço dado ao partido no primeiro escalão da prefeitura. Ele, no entanto, afirma que segue bem no partido e com uma ótima interlocução com o presidente nacional da sigla, Gilberto Kassab, um dos principais nomes da política nacional.




 

LEIA: 

Fuad quer reabilitar prédios abandonados no Centro de BH

 

Prefeito Fuad detalha preparação de BH para período chuvoso

“Estou muito bem no PSD, não tenho nenhum problema. O presidente nacional, secretário geral, presidentes estaduais, municipais, todos me acolhem com muita cortesia. Tem um ou outro parlamentar que não gosta da gente, mas isso faz parte, e eles não fazem parte do comando do partido. Tive uma conversa muito boa com o presidente (Gilberto) Kassab há pouco tempo, e ele foi muito cortês comigo. Vivo conversando com o presidente Cássio (Soares) aqui, então não tenho motivo nenhum para sair, muito embora tenham convites de outros partidos para ir, mas prefiro continuar no PSD”, completa.
 


O programa “EM Minas” é transmitido para todo o estado pela TV Alterosa às 19h30 de sábado. Cada episódio é dividido em três blocos, sendo dois transmitidos na televisão e um terceiro bloco exclusivo no YouTube do Portal Uai, onde todos os programas poderão ser vistos na íntegra. 

Aos domingos, a entrevista completa estará disponível no portal e no jornal impresso do Estado de Minas. O público também pode conferir matérias com os principais destaques no portais do EM e do Uai.