(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ENTREVISTA

Mateus Simões sobre privatizações: 'referendo popular é obstáculo formal'

Governo apresentou proposta para retirar a necessidade do recurso previsto na Constituição em caso de privatização de estatais, como a Cemig e a Copasa


24/09/2023 04:00 - atualizado 24/09/2023 00:00
440

Mateus Simões
As privatizações da Cemig e Copasa são pautas prioritárias para o governo (foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A.Press)
O vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões (Novo), defendeu nesse sábado (23/9), em entrevista ao Estado de Minas, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) - enviada pelo governo - que retira a necessidade de um referendo popular, previsto na Constituição estadual, em caso de privatização de estatais e companhias com economia mista. Segundo Simões, o recurso foi criado com o objetivo de inviabilizar tecnicamente o processo.

As privatizações da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) e da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) são pautas prioritárias para o Executivo estadual.

"O que nós queremos é tirar um obstáculo formal que existe para que a discussão da privatização seja feita pela Assembleia, na sequência. É um instrumento que só quer inviabilizar porque fazer o referendo custa quase R$ 100 milhões se a gente for pensar em cada uma das empresas. Além disso, é um procedimento que demanda mobilizar o estado inteiro e a Justiça Eleitoral para uma votação", declarou o vice-governador.
Ainda de acordo com Simões, as estatais não conseguem atender bem os municípios fora da Região Metropolitana de Belo Horizonte porque falta condição técnica e são lentas para fazer investimento. 

"O nosso objetivo não é arrecadar dinheiro com a venda da Cemig porque nós não temos a intenção de vender a participação. A nossa intenção é apenas transformá-la em uma corporação para que ela nunca mais volte a ser usada como cabide de emprego, como já foi no passado, e para que tenha mais agilidade para fazer os investimentos", afirmou.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)