A senadora Mara Gabrilli criticou, nessa terça-feira (26/9), a fala do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que mais cedo afirmou que os eleitores não o verão "de andador e muleta". O chefe do Executivo afirmou que o fotógrafo oficial afirmou que não iria registrar imagens dele após o procedimento cirúrgico que ele vai realizar no próximo dia 29, pois, os apoiadores sempre iriam lhe ver "bonito".
Leia Mais
Lula: 'Ninguém vai dar cavalo de pau na economia'General Heleno vai à CPI do 8/1 e rebate ministro de Lula sobre transiçãoLula diz que adiou cirurgia no quadril para evitar imagem de velho e frágil após eleições
As declarações geraram reações nas redes sociais. Para a senadora, as declarações do presidente prejudicam a luta de pessoas com deficiência contra o preconceito. Lula tem uma visão distorcida e capacitista sobre as pessoas com deficiência. Caminhar, seja com andador, muleta ou cadeira de rodas não enfeia ninguém, tampouco subtrai o potencial do ser humano", escreveu a parlamentar, que é cadeirante.
"E ainda demonstra o quanto essa pessoa deve lutar para conseguir exercer cidadania", completou. O petista de 77 anos fará uma artroplastia total do quadril, no lado direito do corpo, para o tratamento de uma artrose.
"Eu vou ter que ter um pouco de cuidado porque a operação parece simples, mas a recuperação, a fisioterapia e a dedicação, o tratamento, é fundamental. Então, eu vou me cuidar com muito carinho. Estou muito otimista", apontou.