O ministro Luís Roberto Barroso, empossado presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), agradeceu a ex-presidente Dilma Rousseff por tê-lo indicado à corte. O magistrado chegou ao tribunal em 2013, após ser escolhido por Dilma e ter sido aprovado em sabatina realizada no Senado. Ele substitui Rosa Weber no comando da corte.
Leia Mais
Barroso sobre comunismo no Brasil: 'Faria Lima tem mais influência'Senador bolsonarista critica eleição de Barroso a presidência do STFLuís Roberto Barroso é eleito presidente do Supremo Tribunal FederalBarroso após ofensiva do Congresso: 'não é hora de mexer no STF'Gleisi Hoffmann passará por cirurgia para tratar de problema cardíacoFuad quer apoio do governo Lula para renovar frota de ônibus em BHSuspeitos de ameaçar parlamentares mineiras são alvo de força tarefaGoverno Lula cria 'Enem do concurso público' para servidores federais
A cerimônia reuniu cerca de 1,2 mil convidados, entre eles deputados, senadores, ministros da própria corte, de outros tribunais superiores, procuradores, juízes e familiares e amigos do magistrado. Como vice, tomou posse o ministro Edson Fachin.
- Luís Roberto Barroso: saiba quem é e o que pensa o novo presidente do STF
A sucessão na presidência do Supremo segue a ordem de antiguidade, ou seja, é alçado ao cargo o ministro mais antigo que ainda não ocupou o posto. O mandato é de dois anos e, no cargo, o magistrado é responsável pela gestão administrativa da corte, é quem decide sobre a pauta do plenário físico da corte e representa institucionalmente a cúpula do Judiciário, entrando inclusive, na linha sucessória da presidência da República.
Barroso tem 65 anos de idade. Ele é visto como um dos ministros mais progressistas da corte e que não tem receios de pautar temas polêmicos para apreciação do plenário. A expectativa é de que ele coloque na agenda, para continuidade, temas sensíveis, como a descriminalização da maconha para uso pessoal e a descriminalização do aborto para gestações de até 12 semanas.O magistrado é visto como tendo um perfil comunicativo, que não foge de temas polêmicos que devem ser pautados no plenário. Ele também deve dar mais publicidade às ações do Supremo durante sua gestão.
A cantora Maria Bethânia foi convidada para entoar o Hino Nacional durante o evento de posse, que ocorre em cerimônia tradicionalmente, mas se alonga em razão de uma enorme fila de cumprimentos que tradicionalmente ocorre após a cerimônia oficial. Ainda na noite desta quinta-feira, Barroso vai participar de um jantar na Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB).
O novo presidente do Supremo nasceu em Vassouras-RJ e é doutor em direito público pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Também é professor titular de direito constitucional na Uerj, tem mestrado pela Universidade de Yale (EUA) e pós-doutorado na Universidade de Harvard (EUA). Trabalhou, ainda, como professor visitante em outras instituições, como na Universidade de Brasília (UnB).