Jornal Estado de Minas

MOBILIDADE URBANA

Fuad quer apoio do governo Lula para renovar frota de ônibus em BH

O prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD), quer o apoio do Governo Federal e do Congresso Nacional para renovar a frota de ônibus da capital mineira. Nesta sexta-feira (29/9), ao lado do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD), ele anunciou o Plano Local de Mobilidade Limpa, que pretende trocar 40% dos veículos de combustão para modelos elétricos.




 
Fuad e Silveira detalharam o plano que pretende modernizar a frota de ônibus da cidade. Segundo a prefeitura, os novos veículos elétricos são capazes de alcançar uma velocidade máxima de 70 a 80 km/h, com 230 quilômetros de autonomia. Ainda informam que os veículos não emitem poluentes locais, como óxido de nitrogênio (NOx), além de reduzirem os ruídos em até 10 decibéis em comparação com os ônibus a diesel. No entanto, ainda é preciso testar os veículos que teriam um custo médio de R$ 2,5 milhões.

“Para trocar toda a frota de Belo Horizonte nós estamos falando de R$ 6 bilhões, ou seja, é um investimento que terá que ser feito diluído ao longo prazo. É um mundo completamente novo para todas as empresas e a gente precisa testar, saber exatamente qual é a recarga, quantos ônibus cada garagem pode ligar ao mesmo tempo”, disse o prefeito Fuad.

A prefeitura também pretende incorporar nesses 40% de frota renovada, ônibus movidos a gás biometano, que não emite dióxido de carbono, reduzindo em 90% a emissão de gases poluentes em comparação com o diesel. Tais veículos possuem uma autonomia de 350 quilômetros por carga total.




Silveira destacou que o plano pode entrar no projeto de transição energética encabeçado pelo ministério de Minas e Energia. Segundo ele, o objetivo é que o processo seja justo e inclusivo, lembrando que o Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES) possui linhas exclusivas para incentivar iniciativas como a de BH.

“Já são bilhões em investimentos internacionais e nacionais na produção de diesel verde. Vamos fazer da transição energética uma oportunidade, um círculo virtuoso que gere emprego, renda e oportunidades para combater a desigualdade no Brasil”, pontuou.

Caso o plano seja efetivado, a PBH também procuraria uma pareceria com a Companhia Energitica de Minas Gerais (Cemig), que disponibilizaria recursos para a recarga da frota. Junto com Fuad e Silveira, também participou da reunião o diretor de relações institucionais da estatal, João Paulo Menna.

Durante trinta dias, os dois tipos de ônibus devem rodar pela cidade para testar a autonomia, a capacidade de transitar pelo relevo acentuado de BH e a necessidade de recarga e manutenção, em uma simulação com peso, mas sem passageiros. O plano faz parte de uma série de medidas que entram no programa “Centro de Todo Mundo”, e pretende revitalizar o coração da capital mineira.