Sebastião Peixoto, de 71 anos, foi votar pela primeira vez em um conselheiro tutelar e revelou a frustração. “Cheguei aqui e depois tive que voltar. Uma fila grande dessa é uma falta de consideração. Uma confusão danada”, disse.
Sistema próprio
Segundo a defensora pública Daniele Bellettato, coordenadora da Coordenadoria Estadual de Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes, da DPMG, BH foi a única capital que não adotou o sistema da justiça eleitoral.
A PBH também ressaltou que, de acordo com o edital que rege o processo, a votação poderia utilizar cédulas de papel caso a interrupção do sistema demorasse 60 minutos seguidos, o que não teria se concretizado em nenhuma das seções de votação.
Reação nas redes sociais
Veja as reclamações de eleitores que tentaram votar nas eleições do Conselho Tutelar:Eleição Conselho Tutelar em BH dando muito problema com o sistema da Prefeitura. Filas enormes para exercer o direito do voto.
%u2014 Luiz (@LuizMamede1) October 1, 2023
Sistema de votação do conselho tutelar em BH simplesmente FORA DO AR
%u2014 Balaclava Haus %uD83D%uDEA8SIRENE - 15/09%uD83D%uDEA8 (@BalaclavaHaus) October 1, 2023
Em BH, o sistema de votação para o conselho tutelar está fora do ar, sem previsão de retorno.
%u2014 After Jr (@xelabasto) October 1, 2023
A fila longa e a falta de respostas de como se procederá, faz as pessoas desistirem.
Uma pena! Uma falta de respeito!
A votação aqui em BH está super lenta. Estou numa escola da região oeste, com duas sessões,uma urna em cada, e o sistema está super lento, como acabou de informar uma das organizadoras da sessão. Essa projeção da eleição é de quem? @fuad
%u2014 CONTRAOMARCOTEMPORAL%uD83D%uDC0A%uD83D%uDD78 (@cynthiacamargo_) October 1, 2023