A primeira-dama Janja comemorou o novo boletim médico do presidente Lula (PT). No boletim divulgado às 10h30, os médicos de Lula indicam que ele pode receber alta ainda neste domingo (1/10). Ele passou por uma cirurgia no lado direito do quadril.
Leia Mais
MPMG recomenda voto impresso e prorrogação nas eleições do Conselho TutelarPrefeitura de BH explica problemas na eleição do Conselho TutelarSistema cai e eleitores desistem da votação do Conselho Tutelar em BHCinco vereadores são condenados por 'farra' com verbas de gabinetes em MGEduardo Leite é criticado por dançar em show de Ivete Sangalo; entenda
A evolução do estado de saúde de Lula é considerada positiva desde a cirurgia. O fato de Lula já conseguir andar indica que o organismo reagiu bem ao implante.
A cirurgia foi necessária porque Lula, que está com 77 anos, tem uma artrose no quadril. O quadro significa um desgaste na cartilagem que provoca fortes dores por causa do atrito entre os ossos numa região com terminações nervosas.
O nome da operação realizada é artroplastia. Neste tipo de procedimento, uma prótese que imita a articulação do quadril substitui a região afetada.
Para permitir o implante, foi feito um corte de 15 centímetros no lado direito da coxa para remover a cabeça femoral afetada e colocada a prótese no lugar.
Os médicos aproveitaram a anestesia para realizar outra cirurgia. Os médicos retiraram um excesso de pele das pálpebras do presidente. O procedimento não é complexo e a recuperação é boa.
Leia mais: Equipe médica explica cirurgia nas pálpebras de Lula
A alta do presidente pode ocorrer ainda neste domingo. A previsão inicial era de que ele deixaria o Hospital Sírio-Libanês entre segunda e terça-feira.
Depois de liberado, Lula vai despachar do Palácio da Alvorada, residência oficial do presidente da República. As viagens, incluindo as internacionais, serão autorizadas somente a partir de novembro.