A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente acataram a recomendação do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e as eleições do Conselho Tutelar vão terminar por meio de cédula impressa. O pleito, que ocorre neste domingo (1/10), utilizava um sistema eletrônico, mas apresentou instabilidade.
Leia Mais
Lula pode receber alta neste domingo (1/10)Brasil assume presidência do Conselho de Segurança da ONUImagens no QG revelam conivência dos militares com atos golpistasConselho Tutelar: prévia de resultado da eleição em BH é divulgadaConselho Tutelar: Defensoria recomenda que eleição em BH seja anuladaVídeo: Briga entre militantes interrompe Congresso do PsolEduardo Leite é criticado por dançar em show de Ivete Sangalo; entendaPresidente Lula tem alta antes do prazo previsto pelos médicosBelo Horizonte tinha a opção de utilizar as urnas eletrônicas do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG), assim como fizeram cidades da região metropolitana, como Betim e Contagem. Com isso, a Justiça Eleitoral não fez parte do processo e informou que não se responsabiliza pelas eleições.
Os problemas no sistema da Prodabel começaram a ser registrados por volta das 10h. A instabilidade provocou filas nos locais de votação e fez com que eleitores desistissem de exercer o direito ao voto, que, nesse caso, é facultativo.
BH vai escolher, ao todo, 45 novos conselheiros tutelares, cinco nomes para cada uma das nove regionais da capital mineira. Cada eleitor pode escolher apenas um candidato. Para votar, é necessário apresentar o CPF, um documento original com foto e comprovante de residência na cidade onde pretende participar.
Veja a nota da PBH
A Prefeitura de Belo Horizonte e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente informam que a votação para os cargos de conselheiros, realizada neste domingo (2), será prorrogada até as 18h30 e exclusivamente por meio de cédula impressa.
A medida atende a recomendação do Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MPMG), acatada pela Comissão Eleitoral.
A votação está sendo realizada nas nove regionais da cidade, e os cerca de 27 mil votos já computados via urna eletrônica serão validados.