É a sexta aeronave enviada ao Oriente Médio para atuar na repatriação de brasileiros. As outras, porém, foram destinadas a resgatar pessoas de Israel. A VC-2, modelo Embraer 190, tem capacidade para 40 passageiros. Aguardam resgate em Gaza 28 brasileiros.
A aeronave decolará para Roma, Itália, onde vai aguardar a janela de oportunidade para buscar o grupo de brasileiros no Egito. A operação de resgate prevê o transporte dos nacionais, de ônibus, para a cidade de Rafah. O governo egípcio, porém, ainda não autorizou a entrada do grupo pela fronteira, que também está fechada por conta dos bombardeios de Israel.
Leia: Lula conversa com presidente dos Emirados Árabes sobre conflito em Israel
Operação delicada
O resgate depende das negociações para abertura de corredores humanitários na região, que será tema de reunião emergencial do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) amanhã (13). A expectativa é que a operação só ocorra após o encontro.
Leia: Lula pede 'intervenção humanitária' no conflito entre Israel e Hamas
A embaixada do Brasil na Palestina já organizou o transporte dos brasileiros em ônibus até a fronteira. Um grupo de 13 pessoas aguarda em uma igreja na Faixa de Gaza, e o governo brasileiro pediu a Israel que não bombardeie o local.