O presidente cancelou todos os compromissos da manhã de hoje, inclusive um encontro com jornalistas no Planalto, para dedicar mais tempo ao contato com as famílias de brasileiros e de israelenses em Israel.
Em nota, a comunicação do Planalto disse que “o presidente segue conversando com as várias partes do conflito com a preocupação humanitária, em defesa de um cessar-fogo e pela libertação dos reféns”.
Lula teria usado a manhã para conversar com diplomatas sobre a crise no Oriente Médio para seguir buscando uma saída para os brasileiros retidos na região palestina da Faixa de Gaza e direcionar a atuação do Brasil para colaborar na redução do conflito.
O presidente vem mantendo intensos contatos com líderes da região. Na quarta-feira (25), conversou com o emir do Catar, Tamim bin Hamad al-Thani. Durante a semana, também falou com o presidente russo, Vladimir Putin, que no Conselho de Segurança da ONU vem adotando uma postura enfática na condenação das violações humanitárias causadas pelos ataques israelenses a Gaza.
O brasileiro ainda não conversou com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, desde os ataques de 7 de outubro.
Em função da agenda de última hora sobre o Oriente Médio, Lula adiou para a próxima sexta-feira (27) o café da manhã com jornalistas que cobrem o dia a dia do Planalto.