(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas EXECUTIVO

Zema viaja e presidente do TJMG assume governo

Romeu Zema e o presidente da Assembleia participam de eventos na China; Mateus Simões vai para o Reino Unido e presidente do Tribunal de Justiça assume


31/10/2023 04:00 - atualizado 31/10/2023 09:35
440

Governador e o presidente da Fiemg, Flávio Roscoe
Governo e empresários se unem para buscar negócios (foto: Leandro Couri/EM/D.A Press - 15/2/23)
O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), viaja para a China e o Japão, “com o objetivo de promover a imagem do ambiente de negócios mineiro, além de fortalecer e consolidar relacionamentos com parceiros chineses e japoneses”. Como vai se ausentar do dia 1º até o dia 18 de novembro, o chefe do Executivo precisou pedir uma autorização da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), conforme prevê o item 8 do artigo 62 da Constituição Estadual: “Cabe ao Poder Legislativo autorizar o governador a ausentar-se do estado, e o vice-governador, do país, quando a ausência exceder quinze dias”.

Na mensagem enviada aos deputados, Zema afirma que vai participar de agendas vinculadas à Feira China Import International Expo (CIIE), na qual serão realizados eventos técnicos para a exportação e importação. No país, o governo ainda terá compromissos institucionais e de negócios nas cidades de Xangai, Nanjing, Pequim e Xuzhou.

Além de viajar ao lado de empresários e integrantes da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), o governador também convidou o presidente da Assembleia, Tadeu Martins Leite (MDB), para se juntar à delegação que vai à China. Tadeuzinho – como é mais conhecido o deputado –  aceitou e embarcou no último sábado (28/10) onde fica até a próxima terça-feira (7/11).

“A missão internacional será importante para o fortalecimento das relações bilaterais. O principal objetivo da viagem é promover o ambiente de negócios do nosso estado, além de fortalecer relacionamentos com empresários chineses, japoneses e dos demais países asiáticos, visando atrair investimentos para Minas Gerais – que é um tema prioritário para a Assembleia Legislativa. Vamos mostrar as potencialidades do estado e as inúmeras oportunidades de parcerias. Os novos contatos a serem prospectados serão fundamentais para alavancar a geração de emprego e renda em Minas”, declarou o parlamentar ao Estado de Minas.
Com a ausência de Zema, o vice-governador Mateus Simões (Novo) seria o próximo na linha de sucessão para assumir o estado de forma interina, mas o novista também estará fora do país. Ele vai ao Reino Unido participar da feira de turismo World Travel Market London.

No Judiciário

Em função das viagens de Zema, Simões e Leite, o presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho, vai assumir o cargo de governador do Estado de Minas Gerais interinamente por uma semana, entre amanhã, dia 1º, e a próxima terça-feira, 7. “Será uma honra e uma enorme responsabilidade assumir o governo de Minas Gerais. Vou representar o estado pensando no bem dos mineiros”, disse José Arthur.

Na última quinta-feira, ele recebeu Zema e o prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD), na sede do TJMG. “Tenho plena convicção de que ele fará um ótimo trabalho. Será uma honra ter o presidente José Arthur Filho à frente do estado. Para mim, é uma alegria saber que o chefe do Judiciário mineiro assumirá o governo”, disse Zema.

Missão China

De acordo com a Fiemg, a iniciativa conjunta com o governo estadual foi denominada "Missão China" e terá cerca de 180 participantes, com o objetivo de promover negócios e investimentos, fortalecendo as relações bilaterais entre Minas e o país asiático. Os integrantes também terão a oportunidade de participar de iniciativas como o  “Brazil China Business Fórum”, voltado para a promoção de discussões sobre o desenvolvimento econômico e a atração de investimentos.

“A última edição contou com a participação de 2.800 empresas de 127 países e abrangeu diversos setores, incluindo bens de consumo, tecnologia e inovação. Os organizadores estimam que as transações durante a feira alcancem a marca de US$ 73 bilhões, um aumento de 3,9% em relação à edição anterior, com uma ampla cobertura da mídia internacional que reuniu mais de 2.800 jornalistas na última edição”, explicou Rebecca Macedo, gerente do Centro Internacional de Negócios da Fiemg.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)