Série especial do Estado de Minas e Portal Uai traz um guia para eleitores jovens – e para aqueles que andaram afastados de conceitos políticos – que explica tudo que você precisa saber antes das eleições para votar de forma consciente. Como tirar o primeiro título de eleitor? Quais as funções de um presidente da República? Qual a origem das expressões direita e esquerda? O "Beabá da Política" vai te explicar a partir de hoje.
O relatório "Juventude e democracia na América Latina", publicado pela Fundação Luminate, em janeiro de 2022, analisou como os jovens de quatro países latino-americanos (Colômbia, México, Brasil e Argentina) se relacionam com as informações, fake news e com a política de modo geral. O estudo, especialmente a parte brasileira, mostra que a política é vista como corrompida e envelhecida. E que por isso há uma tendência de buscar novidades e transparência (prestação de contas) via redes sociais.
Busca por conceitos básicos de política
Conforme a pesquisa, muitos jovens usam as redes sociais para se informarem. Segundo Esther Solano, professora da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e uma das coordenadoras do estudo, eles, porém, têm pouco conhecimento do funcionamento básico dos Três Poderes. E essa falta de entendimento acaba, por muitas vezes, afastando os mais jovens das votações e de discussões sobre o papel dos políticos.
Enquanto essa demanda cresce nas redes, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) lançou campanha de estímulo a jovens entre 16 e 18 anos para tirarem o título de eleitor e comparecer às urnas em outubro de 2022 para as eleições. De acordo com o TSE, no decorrer da Semana do Jovem Eleitor, 96.425 mil novos títulos foram emitidos para jovens nesta faixa etária, no Brasil e no exterior, somente entre 14 e 18 de março. Segundo a Justiça Eleitoral cerca de 830 mil jovens entre 16 e 17 anos têm título de eleitor.