A partir dos 16 anos, brasileiros podem tirar título de eleitor de forma simples e on-line. O primeiro vídeo da série especial "Beabá de Política", do Estado de Minas, explica como fazer para ter o documento emitido que permite votar nesta e nas próximas eleições. E fique atento: quem quiser tirar o título tem até o dia 4 de maio para seguir este passo a passo.
processo de solicitação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pode ser feito pelo computador da sua casa. O processo é o mesmo para quem precisa mudar a residência que consta no título. São necessários alguns passos:
Durante a pandemia de COVID-19, tirar o título ficou ainda mais fácil, pois o1° PASSO
Digitalize os seguintes documentos:- Documento oficial de identidade com foto frente e verso.
- Comprovante recente de residência.
- Para homens, o comprovante de quitação do serviço militar. O documento é exigido a partir dos 18 anos até 31 de dezembro do ano em que o solicitante completar 45 anos.
As imagens digitalizadas precisam estar nítidas e a pessoa não pode aparecer nelas usando adereços ou acessórios. Também é necessário uma selfie segurando o documento oficial de identidade, mostrando a frente que tem a foto.
2° PASSO
Acesse a página Título Net, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).3° PASSO
Na página Título Net, no campo "Título de Eleitor" clique em "Não tenho"4° PASSO
Preencha todos os dados, como o nome completo, e-mail, número do RG e local de nascimento.
5° PASSO
Após o envio de todos os dados e das imagens, o requerimento será analisado pela Justiça Eleitoral e a situação do pedido pode ser acompanhada pelo próprio site.6° PASSO
Com a confirmação do requerimento, você pode baixar o aplicativo e-título no celular e apresentá-lo na data e horário da votação.
É importante ressaltar que, por enquanto, o sistema de cadastro das digitais, o chamado registro biométrico, está suspenso pelo TSE. Outra explicação importante é que o e-título só pode ser usado como documento de identificação no dia de votação se você já tiver feito cadastrado sua digital. Isso porque só assim constará no aplicativo sua foto. Se você tem o e-título, mas não fez registro biométrico, é obrigatória a apresentação de um documento oficial com foto na seção eleitoral quando for votar.
O "Beabá da Política"
A série Beabá da Política reuniu as principais dúvidas sobre eleições em 22 vídeos e reportagens que respondem essas perguntas de forma direta e fácil de entender. Uma demanda cada vez maior, principalmente entre o eleitorado brasileiro mais jovem. As reportagens estão disponíveis no site do Estado de Minas e no Portal Uai e os vídeos em nossos perfis no TikTok, Instagram, Kwai e YouTube.