Os mesários são escolhidos entre os eleitores da própria seção. O mesário que está trabalhando na sua sala na eleição também vota regularmente ali. Eles são uns dos responsáveis por preparar a urna para o início da votação e encerrá-la ao fim do período determinado pela Justiça Eleitoral.
Na hora de escolher os mesários, a Justiça Eleitoral tem preferência por quem tem curso superior, professores e servidores da Justiça. Algumas pessoas não podem atuar como mesários, como candidatos ou parentes de candidatos a algum cargo, integrantes de partidos políticos, autoridades, agentes policiais e menores de 18 anos. Pessoas que têm algum grau de parentesco entre si não podem trabalhar na mesma seção. O mesmo vale para servidores de uma mesma repartição pública ou trabalhadores da mesma empresa privada.
Leia mais: Vídeo mostra como funciona a votação em urnas eletrônicas
Leia mais: Vídeo mostra como funciona a votação em urnas eletrônicas
Convocação dos mesários
A convocação é pessoal e intransferível e os mesários não são remunerados. Eles recebem vale-alimentação e dois dias de folga no emprego, sem prejuízo de salário.
Leia mais: Qual o papel de cada um dos poderes?
Leia mais: Qual o papel de cada um dos poderes?
Se você for convocado pela Justiça Eleitoral, receberá uma carta de convocação e tem até cinco dias para alegar por quais razões não poderá trabalhar, se esse for o caso. O pedido será avaliado pelo juiz da sua Zona Eleitoral, que poderá aceitar ou não a justificativa.
Leia mais: Entenda as controvérsias do fundo eleitoral
Leia mais: Entenda as controvérsias do fundo eleitoral
As pessoas que trabalham na seção eleitoral são encarregadas de recolher o registro de votos da máquina, chamado também de boletim de urna. Ele é um documento que compõe os votos registrados durante todo o dia da votação, incluindo também os votos brancos e nulos. Vale lembrar que o boletim é somente um relatório em papel emitido pela urna eletrônica ao fim da votação.
O "Beabá da Política"
A série Beabá da Política reuniu as principais dúvidas sobre eleições em 22 vídeos e reportagens que respondem essas perguntas de forma direta e fácil de entender. Uma demanda cada vez maior, principalmente entre o eleitorado brasileiro mais jovem. As reportagens estão disponíveis no site do Estado de Minas e no Portal Uai e os vídeos em nossos perfis no TikTok, Instagram, Kwai e YouTube.