Jornal Estado de Minas

Beabá da Política

O que é o Centrão e qual é a origem desse termo?


"Eu faço parte do Centrão" ou "eu não irei me aliar ao Centrão". De promessas de campanha a compromissos firmados após a eleição, a história brasileira é marcada por frases que trazem sempre à tona um termo que tenta resumir em uma palavra um grupo amplo de partidos. Muitos deles são berços de personagens políticos de destaque na história recente. Este 21° vídeo da série especial "Beabá da Política", do Estado de Minas, explica o que de fato é o centro e como estar com ele pode ser essencial para garantir a governabilidade. 





O Centrão é composto por vários partidos políticos que não se identificam necessariamente nem com o governo nem com a oposição. Nas votações, os partidos que compõem o centro podem, ao menos em teoria, pender de um lado a outro, dependendo do que está sendo votado. Especialistas afirmam que eles são muito importantes justamente por terem um grande número de políticos, essenciais na hora de passar ou bloquear votações no Congresso Nacional. 

Leia mais: Qual a função de um presidente da República?

Políticos de partidos do Centrão são dos mais diferentes estados brasileiros, portanto, podem ajudar um candidato a ter mais presena em uma determinada localidade onde eles são predominantes. Muitos governantes tentaram se afastar desses partidos, com a alegação de que assim não fariam parte da chamada "velha política".

Leia mais: Entenda a divisão dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário

Origem do termo Centrão

A expressão centro ou centrão surgiu na Assembleia Constituinte de 1987. Na época, ela foi usada para nomear um grupo de partidos com perfil de centro-direita que se uniu para apoiar o então presidente José Sarney, com o objetivo de combater as propostas dos partidários de Ulysses Guimarães (1916-1992).



O "Beabá da Política"

série Beabá da Política reuniu as principais dúvidas sobre eleições em 22 vídeos e reportagens que respondem essas perguntas de forma direta e fácil de entender. Uma demanda cada vez maior, principalmente entre o eleitorado brasileiro mais jovem. As reportagens estão disponíveis no site do Estado de Minas e no Portal Uai e os vídeos em nossos perfis no TikTokInstagramKwai YouTube.