Ingredientes:
- Licor de café
- 1 litro e meio de café forte coado e com açúcar
- 50 g de café solúvel
- 3 colheres (sopa) dechocolate em pó
- 6 colheres (sopa) deleite em pó
- 1 pitada de
- bicarbonato de sódio
- Meia noz-moscada ralada
- 1 quilo e meio deaçúcar refinado
- 1 litro e meio de vodka
- Canudinho de doce de leite com café
- 2 l de leite
- 400 g de açúcar cristal
- 1 colher (café) debicarbonato de sódio
- 2 colheres (sopa)de café solúvel
- 100 ml de água
- Canudinhos prontos pararechear (a receita é suficiente para 150 canudinhospequenos)
Festas:
O circuito turístico Caminhos Gerais, que abrange Poços de Caldas (foto) e região, oferece aos visitantes uma verdadeira maratona de eventos durante todo o ano. Em julho, são 13 festas, com destaque para a do biscoito de Caldas, a do vinho, em Andradas, e o festival deJazz e o Sinfonia das águas,em Poços.
Informações:(35) 3721-7890.
Modo de Preparo:
Misturar tudo em um vidro grande e deixar tapado por 10 dias. Depois desse período, passar por uma peneira e, em seguida, por um filtro de papel. Armazenar em garrafas esterilizadas.
Como fazer Canudinho de doce de leite com café
Ferver a água e dissolver o café. Misturar com os outros ingredientes e levar ao fogo alto, mexendo por cerca de uma hora e meia, ou até adquirir consistência cremosa. Encher os canudinhos e, se desejar, decorar com grãos de café torrado.
Que o cerrado seja para sempre
Já que o assunto é café, que tal usá-lo também como ingrediente de uma receita de doce de leite para canudinho? Ou de licor? O sabor da bebida é tão apreciado que, em Botelhos, a 455 quilômetros da capital, não há limites para a criatividade quando o assunto é o seu uso na cozinha. Também pudera. A cafeicultura é a principal atividade do município, que teve sua formação baseada no cultivo dos grãos.A bebida é, portanto, mais que popular na cidade. Quem apresenta as duas receitas é Antonieta Bernardes Viana, uma das integrantes da Casa do Artesão de Botelhos. Com quatro filhos e seis netos, ela é conhecida carinhosamente como a avó do grupo, que reúne 19 artesãos locais. Para a mineira, o café tem sabor mais especial do que para outras pessoas, uma vez que o produto é sua única fonte de renda, seja com a cafeicultura, com a culinária ou com o próprio artesanato.
Isso porque na Casa do Artesão as peças mais expressivas são feitas a partir de grãos de café, uma maravilha de encher os olhos. Ao provar as iguarias de vó Antonieta, o que fica é uma surpresa incrível no paladar. Prova de que, nessa terra chamada Minas Gerais, a cozinha é mesmo espaço de inesgotável sabedoria.