Ingredientes:
- 200 g de cebola cortada em rodelas
- 250 g de tomate picado
- Meio pimentão picado
- 1 cabeça de alho picada
- 1 kg de feijão branco
- 2 kg de surubim (ou o peixe de sua preferência) cortado em postas
- 500 g de camarão
- 1 colher (sopa) de colorau
- 1,5 colher (sopa) de sal
- 3 colheres (sopa) de azeite
- Cheiro-verde e tempero a gosto
- Farinha de trigo para empanar o peixe
- Óleo para fritar
Parada:
- De passagem pela MG 424, uma boa opção para o almoço é o restaurante Panela de Pedra, no km 23. Clima aconchegante, decoração rústica e a típica comida mineira no fogão a lenha. (31) 3662-2338
Modo de Preparo:
Temperar o peixe a gosto. Cozinhar o feijão branco da maneira convencional. Escorrer e reservar. Ferventar os camarões na água com meia colher (sopa) de sal. Passar as postas de peixe na farinha e fritar em óleo quente, até dourar, para que fiquem firmes e não desmanchem. Em outra panela, refogar, no azeite, o alho e a cebola. Depois de dourar, pôr o tomate, o colorau, o sal e o pimentão. Misturar e pôr um copo (americano) de água.
Quando o tomate começar a derreter, pôr o camarão e o feijão escorrido. Cobrir com água. Misturar e deixar ferver por cinco minutos. Pôr as postas do peixe, sem mexer, e salpicar cheiro-verde. Deixar cozinhar por cerca de 15 minutos com a panela tapada.
Combinação sem defeito
Ambiente de pescaria é mesmo terreno fértil para boas invenções gastronômicas. Em meio ao clima amistoso, não raro são histórias - estas verídicas - de pratos inventados durante a pesca. Os palpites surgem, um dá um pitaco ali, outro põe um temperinho, e pronto. De repente surgem receitas inusitadas, como a feijoada de peixe, servida por Marcos Antônio Azevedo Rocha, no Bar do Marquinhos, em Matozinhos.Amante da pescaria, Marquinhos aprendeu a preparar a iguaria numa viagem a Pirapora e, depois da aprovação de amigos, resolveu introduzi-lo no cardápio da casa, aberto há 10 anos. Com alguns toques pessoais, como o camarão, a feijoada de peixe ficou simplesmente sensacional. Sem exageros, a combinação de surubim com feijão branco surpreende e desfaz, na hora, qualquer possibilidade de estranhamento.
"O pessoal ficava curioso, achava estranho, mas agora a feijoada é sucesso", conta. Além do prato, Marquinhos serve tira-gostos tradicionais, como mandioca cozida com carne e peixe frito e assado, principalmente quando um dos amigos pescadores volta para casa com a sacola farta. É quando o bar fica pequeno e, na falta de espaço no interior da casa, o jeito é pôr mesas na rua. Se você ficou curioso, tanto pelo sabor quanto pelo clima do bar, já sabe qual será seu destino no próximo fim de semana.