Ingredientes:
Galinhada com tutu
Para a galinhada
- 2,5 kg de arroz
- 4 kg de coxa e sobrecoxade frango
- 1 concha de óleo
- 2 cebolas picadas
- 1 kg de cenoura picada
- 1 xícara (chá) de azeitona
- 2 latas de milho
- Tempero a gosto
- Para o tutu
- 1 kg de feijão carioca cozido
- 2 colheres (sopa) de óleo
- 3 cebolas picadas
- Tempero a gosto
- Meio copo (tipo americano) de farinha de mandioca
- 1 kg de linguiça defumada, frita e cortada em rodelas
- Picante:
Além da cerâmica, Monte Carmelo é conhecida pelos temperos e pimentas. A marca Aroma d'Minas é uma das principais fabricantes. Tem pimenta-biquinho, de bode, cumari, malagueta, dedo-de-moça e muito mais. Tudo para deixar a comida muito mais saborosa. Experimente.
Contato:(34) 3842-6791
Modo de Preparo:
Cortar as partes do frango, de forma que cada conjunto coxa/sobrecoxa seja dividido em quatro pedaços. Pôr em um escorredor e despejar água fervente. Escorrer e repetir o processo mais três vezes. Temperar o frango. Em uma panela grande, aquecer o óleo e refogar a cebola, até que ela fique bem dourada. Pôr o arroz lavado, a cenoura, o milho e a azeitona. Deixar dourar e acrescentar o frango. Cobrir com água e deixar cozinhar.
Verificar o sal. Desligar o fogo antes que a água seque por completo. Deixar finalizar o cozimento com o fogo desligado e a panela tapada. Para o tutu, aquecer o óleo e refogar a cebola e o tempero. Pôr o feijão inteiro e deixar ferver. À medida que for secando, pôr mais água e, com uma colher, amassar bem os grãos. Quando estiver bem macio e com os grãos amassados, pôr a farinha e mexer. Pôr a linguiça frita por cima e servir acompanhando a galinhada.
Paneladas de cidania
"Temos que pôr a criatividade para funcionar, para aproveitar ao máximo a comida que recebemos." Lá, pão dormido vira almôndega, frutas são transformadas em milk shake e legumes ganham roupagens atrativas, que é para não haver cara feia. Dia de raspar os pratos é quando as meninas da cantina servem galinhada com tutu, uma combinação perfeita de nossa culinária. A maestria da escola no manejo da merenda escolar já rendeu prêmios para a instituição e é motivo de orgulho para Amélia.
"Tentamos ensinar as crianças que elas devem reaproveitar os alimentos e não deixar perder." Além da valorização da merenda, a escola também desenvolve projetos de geração de renda baseados na culinária. É a cozinha mostrando, mais uma vez, sua importância na vida das pessoas.
Continue lendo os seus conteúdos favoritos.
Assine o Estado de Minas.

Estado de Minas
de R$ 9,90 por apenas
R$ 1,90
nos 2 primeiros meses