Ingredientes:
- 1 tilápia de cerca de 700 g
- 1 ovo
- 200 g de farinha de trigo com fermento
- Molho inglês a gosto
- Molho de pimenta malagueta a gosto
- Suco de dois limões
- Tempero caseiro completo a gosto
- 1 pitada de gengibre ralado
- 1 pitada de noz-moscada
- 1 pitadinha de pimenta-da-índia
- 1 pitadinha de orégano
- 1 pitadinha de tomilho
- Ramos de alecrim
- Ramos de manjericão
- 1 cebola roxa
- 1 tomate-maçã
ArteMineira
:
- Em Morada Nova de Minas, todo mundo precisa conhecer o centro cultural, que tem loja com uma série de objetos característicos da região:bebidas e entalhes em madeira, bonecas delicadas de palha, colchas, tapetes e outros. Há também artigos para a cozinha, como panos de prato, gamelas, balaios e cestos. Confira.
Ondeficar:
Recanto das Buganvílias (38) 3755-1357
Halley Hotel 3755-1280
Modo de Preparo:
Limpar e lavar bem a tilápia. Juntar o limão, os outros temperos e deixar o peixe marinando de um dia para o outro. Dê um bom banho de tempero por dentro e por fora, mantendo um galho de alecrim na parte interna da tilápia. Depois de temperado, passar o peixe em um ovo batido, colocando um pouquinho de orégano e tomilho. Passar depois na farinha de trigo, sacudindo bem, para retirar o excesso de farinha.
Fritar em óleo bem quente, deixar pururucar, sempre virando de um lado para outro. A telha, que será usada como bandeja, precisa ser previamente lavada e coberta com papel laminado. Nas pontas, devem ser colocadas folhas de alface ou de uvas. Colocar a tilápia bem frita na telha e enfeitar com rodelas de tomate-maçã, cebola roxa, rodelas de limão e azeitona no palito.
Pescado exótico
Em dia de sol ou noite estrelada, a travessia de balsa entre Morada Nova de Minas e Três Marias é um dos mais belos passeios de Minas. Durante cerca de 25 minutos, o estresse fica longe e os olhos se preocupam apenas com o horizonte e as águas azuis. De um lado ou do outro do lago, não saborear um peixe é quase sacrilégio. E tem que ser desse "mar doce". Em Morada Nova de Minas, a 292 quilômetros da capital, acontece até festival do peixe e torneio de pesca, na Semana Santa.Cada um inventa uma receita para tornar o pescado mais atraente e saboroso. Boa pedida é a tilápia na telha, preparada na Pousada das Buganvílias, a 1,5 quilômetro do Centro da cidade. Mestra nas artes culinárias, Maria Letícia de Andrade Santos faz o prato, como se fosse uma jóia, e não se esquece da decoração, que pede azeitonas, tomate e rodelas de cebola. Um luxo! Para acompanhar, farofa e arroz preparados na manteiga.
O gerente César Augusto dos Santos conta que as tilápias tailandesas, fisgadas nos tanques da pousada, são carnudas e têm pouca espinha. Mas nada impede que a receita seja testada com outros tipos de pescado.