Ingredientes:
- 1 kg de filé de truta, sem pele e espinhas
- 4 a 6 batatas grandes
- 6 dentes de alho
- 2 limões
- 3 colheres (de sopa) de azeite
- 6 galhos de tomilho socado
- 2 galhos de sálvia
Modo de Preparo:
Tirar a pele e as espinhas do peixe. Para fazer o tempero, colocar em um pilão o alho, os limões, o azeite, o tomilho e a sálvia e socar bem. Passar o tempero nos filés e deixar descansar por 20 minutos, para entranhar na carne. Colocar para grelhar. As batatas devem ser cozidas e passadas na manteiga, com cheiro verde. Acompanham arroz branco e salada.
Para todos os sentidos
Com a Serra da Mantiqueira de cenário, o carro segue em direção à vila de Monte Verde, distrito do município de Camanducaia, a 459 quilômetros de Belo Horizonte. Nada poderia ser mais bonito - a floresta de pinheiros balançando ao vento, a névoa no alto dos morros, o caminho de terra vermelha e, claro, os sabores de cada cozinha. Nesse clima frio e astral europeu, a truta é um dos pratos mais apreciados em restaurantes e pousadas aconchegantes.O mais indicado é conhecer Monte Verde por inteiro, e não apenas a vila. O bairro Bom Jardim, por exemplo, fica a 15 quilômetros e merece ser visitado. Nessa comunidade, Maria José de Santana prepara, entre outros pratos, a truta com molho de ervas. De manhã bem cedinho, ela vai ao pesque-pague perto da sua casa, compra o peixe, depois limpa. Na horta, colhe as ervas e prepara o tempero. Com a ajuda das duas irmãs, das filha e do sobrinho, conclui a tarefa, que sempre desperta elogios.
Pernambucana de nascimento, Maria José viveu em São Paulo e hoje se diz mineira de coração. Uma verdadeira "senhora dos temperos", que cativa pela garra e sorriso confiante.