Ingredientes:
- 1 galinha caipira de 3 kg
- 8 copos de arroz
- 150 ml de óleo
Tempero: 2 cabeças de alho,1 cebola, 1 pimenta dedo-de-moça sem sementes, 2 pimentas-de-bode verdes sem sementes, 1 molho de cebolinha, 1 molho de salsa e sal
Modo de Preparo:
Num pilão, socar bem os temperos. Cortar a galinha em pedaços e retirar a banha, reservando-a. Fritar a galinha, com a metade do tempero, no óleo, até que a carne fique corada. Colocar na panela de pressão e deixar cozinhar por cerca de 30 minutos. Após o cozimento, refogar o arroz na banha da galinha, usando o restante dos temperos. Despejar a galinha com o caldo e deixar o arroz cozinhar naturalmente.
Servir com tutu e macarronada.
Sabor exige paciência
Nada melhor do que reunir a turma diante da mesa, jogar bastante conversa fora, tomar umas e outras e apreciar uma apetitosa galinhada. Isso mesmo, daquelas que fazem a gente esquecer os bons modos, comer sem parar, como num banquete romano, e pedir bis ao longo da noite. Bom demais! Em Pains, a 217 quilômetros de Belo Horizonte, no bar Cuca Fresca, no Centro da cidade, Misaque Ferreira dos Reis e sua mulher, Marisa, preparam o prato seguindo um verdadeiro ritual.Tudo começa no quintal do bar, onde as "penosas caipiras" têm regalias, ficam soltas e são alimentadas a pão-de-ló, ou melhor, milho e fubá. Depois, vem o preparo. "A arte de cozinhar exige tempo", filosofa Misaque. Ao lado, Marisa, que sabe fazer a galinhada de olhos fechados, acrescenta um elemento indispensável para não desandar:
"Amor". Como tudo tem um segredinho, o casal recomenda fritar bem a carne antes do cozimento. Enquanto chega mais um grupo, disposto a curtir o final do dia e descansar do batente, Misaque prepara o macarrão na chapa, complemento ideal para a iguaria. Quando chega à mesa, causa agitação, e mostra que a noite está longe de acabar. Para garantir o seu pedido, faça a encomenda algumas horas antes do almoço ou jantar.