Ingredientes:
- 7,5 kg de manga-ubá
- 2,5 kg de açúcar cristal
Modo de Preparo:
Selecionar as mangas, lavar e descascar com faca. Levar ao fogo num tacho de cobre. Quando começar a ferver, tirar o tacho do fogo e colocá-lo dentro de um tanque com água, até o doce esfriar. Tirar os caroços com a mão, apertando-os até sair todo o caldo. Bater no liqüidificador e passar numa peneira de náilon. Levar novamente ao fogo, colocar o açúcar e mexer até dar ponto, quando a massa se solta da panela.
Vire a massa em fôrma retangular e tampar com plástico até esfriar. Rende cinco barras de 750 g cada uma.
Doce paciência
Sobremesa de dar água na boca. A mangada "Tradição", de São João Nepomuceno, a 318 quilômetros de Belo Horizonte, deixa o dia mais feliz e o bom humor nas alturas. Da colheita das frutas à embalagem, o casal Joaquim Henriques e Sandra Leite cuida, há 34 anos, de todos os detalhes da produção. É comum chegar ao Sítio Dona Joaquina, no distrito de Roça Grande, e encontrar a simpática Sandra com a baciada de manga-ubá no colo, descascando pacientemente uma por uma.Ela aprendeu a receita com a sogra e lembra que, para tudo dar certo, torna-se fundamental a seleção rigorosa das mangas. "Se tiver um estrago, eu não aproveito", conta, enquanto mostra, num canto, as frutas descartadas. Chegar ao ponto desejado não foi fácil. O casal "quebrou muito a cabeça" diante dos tachos, mas hoje recebe aplausos de quem prova da mangada. A experiência mostrou que é preciso aproveitar tudo o que vem da terra.
E os dois fazem isso com esmero. São famosos também os doces de banana e de pêssego, a goiabada cascão e o vinho de jabuticaba.