Ingredientes:
- 1,5 kg de peito de galinha ou frango cozido e desfiado
- 3 kg de batata cozida e sem casca
- 3 colheres (de sopa) de óleo
- 2 colheres de tempero (alho e sal)
- 2 colheres (de sopa) de caldo de galinha em pó
- 1 colher (de sopa) de colorau
Modo de Preparo:
Bater a batata no liqüidificador com água. Reservar. Refogar o tempero no óleo quente, adicionando o caldo de galinha em pó, o colorau e meio copo de água. Coloque a carne desfiada e, em seguida, a batatinha. Mexa, tampe a panela e deixe ferver. Se preferir o caldo mais ralo, ponha mais água na hora de bater a batata no liqüidificador.
Sabor fumegante
De volta à estrada, com um apetite voraz e muita disposição para conhecer novos pratos, costumes, culturas e paisagens exuberantes. Dessa vez, a bússola indica o Leste de Minas, terra de leite e carne, café de primeira, doces, quitandas deliciosas, sem esquecer as receitas à base de carne de porco. Para começo de conversa, que tal uma parada em Ressaquinha, a 154 quilômetros de Belo Horizonte? Nada melhor do que um bem temperado caldo de galinha para forrar o estômago e deixar o corpo cheio de energia para a viagem.No km 686 da
BR-040, fica o Restaurante Galinhão, onde há várias opões de caldos: de mandioca, de feijão, verde ou de legumes com bacon e calabresa. O funcionário Roberto Ferreira Diniz sugere o de frango, que chega à mesa suculento, avermelhado e com um aroma atraente. Ele explica que o bom mesmo é usar o frango em vez de galinha, para o prato não ficar muito gorduroso. Quem está de dieta agradece. Na cozinha, Roberto mexe a panela e conta que o tom vermelho vem do colorau.
Portanto, nada de tomate ou massa de tomate, que podem desandar a mistura e azedar o caldo. Outra dica importante é que a cebolinha só deve ser colocada na hora de servir. Depois dessa delícia, o céu é o limite!