Ingredientes:
Para o pão-de-ló
- 6 ovos
- 6 colheres (de sopa) de açúcar
- 6 colheres (de sopa) de farinha de trigo
- 1 colher (de café) de fermento em pó
Para o recheio
- 1 abacaxi
- 4 copos de água
- 1 copo e meio de açúcar cristal
Para a cobertura
- 1 lata de leite condensadoLeite de vaca (a mesma medida do leite condensado)
- 3 gemas
- 1 colher (de sopa, rasa) de amido de milho
- 100 g de coco ralado
Para o creme chantili
- 4 colheres de açúcar refinado
- 1 lata de creme de leite sem soro
- 3 claras
Modo de Preparo:
Para a massa do pão-de-ló, misturar na batedeira as claras em neve, a farinha de trigo, as gemas, o açúcar e o fermento em pó. Assar em forno brando (120 graus) por aproximadamente dez minutos. Reservar. Para o recheio, cortar o abacaxi em cubinhos, juntar o açúcar e a água e deixar ferver até o ponto de doce. Reservar. Para fazer a cobertura, misturar os ingredientes e levar ao fogo durante cinco minutos, até engrossar.
Para o chantili, bater as claras em neve e quando elas ficarem altas, juntar o açúcar e misturar na batedeira. Desligar e misturar, com a colher, o creme de leite sem soro. Para montar a torta, pôr, num tabuleiro, a camada de pão-de-ló, em seguida o recheio, a cobertura e, finalmente, o chantili. Enfeitar com coco ralado e pedaços de abacaxi.
Fofa e leve
Uma torta doce sempre merece aplausos, principalmente quando é preparada com técnica e capricho. A confeiteira Adriana Reis Rocha Carvalho é daquelas que sabem dosar os ingredientes e obter um ótimo resultado, tudo na medida certa, sem exageros. No bar e restaurante Novo Chaparral, no Centro de Campo do Meio, a 335 quilômetros de Belo Horizonte, a torta de abacaxi elaborada por ela tem freguesia cativa, e as fatias desaparecem em poucas horas.Feita com uma fofíssima e leve massa de pão-de-ló, o doce é totalmente caseiro, sem aditivos químicos, garantindo um lanche de primeira. "Os adolescentes são os maiores fãs. Quem prova, sempre volta para comer mais", conta o dono do estabelecimento, Osvaldo Bahia Custódio, o Chumbinho. A receita passa de geração a geração, afirma Adriana, que cuida de todos os detalhes: bate o creme chantili, faz o recheio, a cobertura e a montagem.
Depois, é só comer. E esperar o dia de voltar.