Ingredientes:
- 1 caxixe pequeno (700g)
- 100g de carne-de-sol
- Tempero caseiro (alho, sal e coentro) a gosto
- 1 xícara de óleo
- 1 cebola cortada em cubos
- 1 pimentão médio
- 1 xícara de água
Modo de Preparo:
Descascar o caxixe, tirar as sementes, cortar em cubos bem pequenos e apertar com as mãos, para tirar o excesso de água. Reservar. Deixar a carne de molho, por meia hora, para tirar um pouco do sal. Refogá-la em óleo, cebola, pimentão picadinho e tempero. Quando estiver frita, adicionar o caxixe, uma xícara de água e deixar cozinhar, com a panela tampada, durante 15 minutos. Servir com arroz e feijão.
Típico e exótico
Ninguém pode se queixar de monotonia durante uma viagem pelo Jequitinhonha. Em cada parada, há sempre uma descoberta, uma novidade, que faz os olhos arregalarem e o paladar agradecer, penhorado. Em Itaobim, a 604 quilômetros de Belo Horizonte, José Ciro e Maria Elizabeth Carvalho apresentam o caxixe, um legume que dá em rama como abóbora, tem cor de chuchu, tamanho de mamão e aparência de melancia, mas um sabor muito particular e de grande personalidade.Pode acreditar. No Bar e Restaurante Avenida, na Rio-Bahia, 1.018, Centro, o casal explica que a região é rica nessa variedade, que mantém um séquito de admiradores, mas só produz no verão, quando chove no Vale. Para obter bom resultado na panela, uma dica valiosa: a cozinheira precisa verificar bem a "idade" do caxixe. Se não estiver novinho em folha, nem se deve tentar refogá-lo. Velho e seco, seu destino já está traçado: vai virar cuia ou cabaça.
Craque na lida, Maria Elizabeth corta o legume em pedacinhos, tira as sementes e aperta bastante para a água sair completamente. Carne, mesmo, só para dar um gostinho, porque a estrela todo mundo já sabe qual é. Na mesa, os viajantes estão ansiosos para conhecer o prato, que realmente atende às expectativas. E durante muito tempo, a palavrinha sonora e gostosa não sai da cabeça.