Ingredientes:
Para o peixe
- 500 g de filé de surubim
- 200 ml de leite de coco
- Pimenta-do-reino a gosto
- 1 cebola dividida em quatro partes
- Suco de um limão
- Sal a gosto
- 100 g de alho batido no liqüidificador
Para o molho especial
- 1 lata de massa de tomate
- 200 ml de leite de coco
- 200 ml de azeite
Para a batata sautê
- 300 g de batata
- Salsa e cebolinha a gosto
- 3 colheres (sopa, cheias) de manteiga
Para o molho de ervas
- 1 molho de salsinha
- Meio molho de cebolinha
- 4 ovos inteiros
- 300 ml de azeite
- Sal a gosto
- Pimenta-do-reino a gosto
Modo de Preparo:
Peixe e molho especial
Fazer um caldo com os ingredientes e deixar o peixe, cortado em quatro, marinando por 20 minutos. Espetar os pedaços, intercalando-os com a cebola. Assar na brasa - pode ser uma churrasqueira caseira - e virar os filés durante o processo. Quando estiver ao ponto, quase dourado, pincelar os pedaços com o molho especial (basta misturar a massa de tomate, o leite de coco e o azeite). Deixar secar e, quando estiver quase torrado, estará pronto.
Batata sautê e molho de ervas
Cozinhar as batatas e tirar as cascas. Reservar. Derreter a manteiga na frigideira e passar as batatas. Pôr numa travessa e salpicar com cebolinha e salsa. Pôr sobre as batatas o molho de ervas, que é feito com os ingredientes batidos no liqüidificador.
Importado do velho chico
No fim de tarde, vem a dúvida. Carne, peixe ou ave? Dois minutos de prosa e todos chegam ao consenso: surubim do Rio São Francisco, com certeza. Guiados pelas melhores indicações, seguem direto para o restaurante Surubim na Brasa, propriedade de Betinho Pereira e com três casas em Belo Horizonte, uma delas na avenida Getúlio Vargas, 823, na Savassi. Nesse endereço, o gerente José Cunha Siqueira tanto vende o peixe como ensina a pescar, ou melhor, o modo de preparo do pintado.Para começar, o filé dividido em quatro pedaços. Depois, o espeto, com a carne intercalada com cebolas, e, finalmente, a brasa. Em seguida, um molho especial, para ressaltar o sabor da carne. Aí está o segredo. Com uma churrasqueira a gás, é até possível repetir a receita, mas o ideal é mesmo o carvão. O acompanhamento de batatas é outro luxo, que também pede um molho, à base de salsa, cebolinha, pimenta-do-reino e azeite.
Cunha vai revelando cada detalhe e a turma fica imaginando o paraíso. Como o pedido foi feito logo na chegada, está quase na hora de ver as palavras na obra. E que sucesso. É bom demais, do princípio ao fim do prato.