Ingredientes:
- 2 latas de leite condensado
- 1,5 litro de leite
- 3 ovos
- 3 colheres (sopa, cheias) de amido de milho
- 2 abacaxis médios
- 400 g de biscoito champagne
- 1 lata de creme de leite
- 4 xícaras de açúcar refinado
- 1 xícara (chá) de nozes trituradas
Ondeficar:
Hotel Villares (33) 3267-2897
Modo de Preparo:
A calda
Cortar os abacaxis em pedacinhos, juntar duas xícaras de açúcar e levar ao fogo (médio), por cerca de 20 minutos - deixar ferver até a água da fruta diminuir. Reservar uma xícara da calda com pedacinhos de abacaxi para a montagem do prato.
O creme
Misturar duas latas de leite condensado, um litro de leite e três gemas, peneiradas, e levar ao fogo. Deixar ferver e juntar o amido de milho (diluído em água). Ferver mais um pouco, para o creme engrossar. Misturar o abacaxi com a calda e deixar ferver novamente.
A cobertura
Bater três claras em neve. Misturá-las (na batedeira) com o açúcar e o creme de leite.
A montagem
Pôr metade do creme num refratário de tamanho médio. Molhar metade dos biscoitos na mistura de 500 ml de leite com meia xícara de açúcar e colocá-los sobre o creme. As camadas seguintes serão de abacaxi (uma xícara), de nozes trituradas e de creme. Depois da cobertura, fazer o acabamento com biscoitos, nozes e fatias de abacaxi.
Sublime criatividade
Os viajantes chegam a Aimorés, a 450 quilômetros de BH, ávidos por novidades e estimulados pela fama das tortas, bolos e pratos salgados da cidade. Para começar a maratona gastronômica, que tal um pavê de abacaxi com nozes? Nada melhor, todos concordam, antes de seguir ao encontro da doceira Karine Gomes Freitas Estevam, de 31 anos, que faz a sobremesa melhor do que a encomenda. No seu bufê familiar, ela conta com a ajuda da mãe, Lourdinha, e do marido, André, e está sempre pronta para coordenar festas de casamento, aniversários e servir as mais finas iguarias.Para dar conta do serviço e garantir a qualidade, há vários ingredientes para uma só receita: amor, boa vontade e disposição. "Felizmente, também sou muito organizada", conta. A criatividade reina na cozinha de Karine, que adora fazer adaptações, herança da avó, Ruth. E é com espírito revolucionário que ela subverte a ordem do fogão: substitui ingredientes, testa temperos e mistura sabores, sem qualquer prejuízo para o resultado.
Diante da travessa com o pavê, impossível não ficar de boca aberta, tal a beleza da decoração. Depois do primeiro pedaço, só resta dar os parabéns a Karine e agradecer pela segunda porção.