Ingredientes:
- 1 xícara (chá) de água
- 2 colheres (sopa) de fubá de moinho dágua
- 1 colher (sopa) de açúcar
- 1 xícara (chá) de leite
- 100 g de queijo-de-minas cortado em cubos
- Canela em pó a gosto
Ondeficar:
Pousada Bouganville, em Cachoeira do Campo (31) 3553-1545
Modo de Preparo:
Diluir o fubá na água fria e pôr para cozinhar, com açúcar, durante 15 minutos. Acrescentar o leite e deixar ferver. Mexer sempre, com colher de pau, para não entornar. Pôr o queijo no fundo de uma cumbuca ou prato fundo e despejar o mingau, com canela por cima. Servir quente.
Aroma da vida colonial
Em Ouro Preto, desde priscas eras, as famílias preservam costumes que passam de pai para filho, sem perder o gosto de novidade e aconchego. É ver para crer. O dia dos viajantes começa com o mingau de fubá com queijo-de-Minas, alimento que prepara o corpo para novas aventuras pelas cozinhas. De tão saboroso e leve, garante bom humor na certa. Dona de um bufê, Cecília Tropia sabe como ninguém a receita, que tem tudo a ver com os seus tempos de menina."Nas férias, na casa da minha avó, Adelina, nós éramos acordados com um prato fundo de mingau", recorda, ainda enxergando a bandeja, aos pés da cama, para completo deleite da meninada. O tempo passou e ela guardou, com devoção, a relação dos ingredientes que enchiam a infância de alegria e sabor. Para sorte de todos, sua tia, Eunice, presenteava as sobrinhas que se casavam com um livro de receitas, perpetuando a cultura familiar.
Os visitantes ouvem cada palavra e não perdem por esperar. No sobrado da Rua São José, no Centro, Cecília, viúva e mãe de três filhos, prepara, em instantes, o mingau que não requer muitas acrobacias para ficar no ponto. Na panela, enquanto recorda histórias felizes, mistura o fubá de moinho d%u2019água, o açúcar, o leite, a canela e os pedacinhos de queijo. A canela por cima dá um toque mais convidativo.
Se deu água na boca, é bom saber: Cecília serve um lauto café colonial, à tarde, para grupos. Basta telefonar e marcar com antecedência. Bom apetite!