Ingredientes:
- 1 abacaxi
- 1 xícara (rasa) deaçúcar cristal
- 1 xícara (rasa) de água
- 250 g de cream cheese ou requeijão cremoso
- 250 g de maionese
- 150 g de creme de leite
- 3 colheres (sopa) demostarda liquida
- 1 colher (sopa) demolho inglês
- 1 cebola pequena,ralada
- 2 colheres (sopa) dehortelã picadinha
- 1 pitada depimenta-do-reino branca
- 1 colher (sobremesa)de alho desidratado
Modo de Preparo:
Descascar o abacaxi e picá-lo em cubos. Levá-lo ao fogo com uma xícara rasa de água e uma xícara rasa de açúcar. Cozinhar por 50 minutos, até que a mistura fique amarelada e consistente, como um doce em calda. Deixar esfriar e reservar de um dia para o outro. No outro dia, reservar a calda e retirar os pedaços do abacaxi e passá-los em um processador, para que a fruta fique em pedaços bem pequenos.
Em um recipiente, despejar o caldo e os pedacinhos da fruta com os demais ingredientes. Misturar bem. Se preferir, pôr na geladeira.
Espaço de convivência
Senhores passageiros, boa viagem! Nosso destino é um universo de cores, sons, cheiros e sabores, diga-se de passagem, dos mais inusitados. O ambiente parece familiar. Mas, à medida que se conhece, há surpresas e mistérios a serem desvendados e saboreados. Apertem os cintos e apurem o paladar, porque a cada parada há um pedacinho do Brasil e de outras terras. E sejam bem-vindos às feiras e mercados de Belo Horizonte.Nosso ponto de partida é a Região Noroeste, mais especificamente o Bairro Cidade Nova, na Feira dos Produtores, que recebe cerca de 3 mil pessoas, de segunda a sexta-feira. Aos sábados e domingos, o número chega a 10 mil. Alguns vão para conhecer, mas a maioria, clientes antigos e fiéis, acha ali um lugar ideal para abastecer a geladeira e rever amigos. Um observador mais atento vai perceber que em muitas barracas os trabalhadores são da mesma família.
"Era do meu ex-sogro, passou para mim e hoje trabalham comigo os meus dois filhos", conta a feirante Janice Zanforlin, há 26 anos dona do Hipper Frios. Como sua família está no comando, ela aproveita a descendência italiana para resgatar um prato que garante ser sublime. É o patê sonho de abacaxi. "É um agridoce ideal como entrada para churrascos e para um bom café da manhã." Pode ser também sobremesa.
"É só pôr gelatina incolor que vira mouse de abacaxi." A Itália que nos desculpe, mas, quando se soma criatividade com boa mesa, o resultado só pode ser mineiro.