Ingredientes:
- 600 g de tilápia (2 filés)
Para o peixe
- 1 pitada de sal
- 1 pitada de pimenta-do-reino
Para o molho
- 50 ml de boa cachaça
- Meia cebola picada em cubinhos
- 50 g de manteiga sem sal
- Suco de um limão capeta
- 50 ml de creme de leite fresco
- Sal a gosto
- 1 pitada de pimenta-do-reino moída
- 1 colher (sopa) de manteiga congelada
Ondeficar:
Gota de Minas (31) 3561-1410
Modo de Preparo:
O peixe
Temperar os filés com sal e pimenta. Colocá-los em um refratário untado com margarina ou azeite e levar ao forno por cinco minutos, até que a carne fique bem macia.
O molho
Dourar a cebola na manteiga, pôr o suco de limão e deixar secar. Pôr a cachaça, riscar um fósforo por cima (para flambar), para que o álcool evapore. Despejar o creme de leite e a pimenta-do-reino. Deixar levantar fervura. Desligar o fogo, coar a mistura em uma peneira e temperar com sal. Voltar com o molho para o fogo e pôr a manteiga congelada. Misturar bem, até que ela derreta.
A montagem
Em um prato, pôr os filés e despejar por cima o molho. Decorar com folhas de alface e flores comestíveis.
Uma dose de boa prosa
O toque final desta viagem repleta de bons sabores não poderia ser mais mineiro. É em Amarantina, a 23 quilômetros de Ouro Preto, que o arremate das Gerais está a todo vapor. Há 14 anos, o químico Sérgio Bambirra montou, em uma área repleta de verde e muita beleza, um alambique para produção de cachaça artesanal, em meio a muita tecnologia. "Foi um projeto para agregar procedimentos operacionais a processos artesanais", explica.Ali, tudo que envolve a fabricação da branquinha é reaproveitado. "Os resíduos não são desperdiçados, pois temos grande preocupação ambiental. Há até uma pequena destilaria, onde o álcool se torna combustível para veículos." O cuidado com a natureza, em meio à tecnologia e ao inconfundível sabor das Gerais, resultou na cachaça Gota de Minas, uma "marvada" que dá o que falar no Brasil inteiro, tamanha a qualidade.
O que era um lugar de experimentos foi atraindo estudantes, engenheiros, químicos e curiosos, o que levou Sérgio a construir uma pousada com oito chalés. O hóspede, além de desfrutar da bela paisagem e conhecer o processo de produção, tem o prazer de degustar delícias como a tilápia com cachaça. Combinação perfeita. O peixe é do criatório da própria pousada. "É o turismo da cachaça agregando o ecoturismo, turismo rural e boa comida", afirma.
Destinos certos para quem quer conhecer de perto esse roteiro completo que é Ouro Preto. Até a próxima.