Ingredientes:
- 1 kg de açúcar refinado
Para o Bolo caçarola
- 10 ovos
- 250 g de óleo
- 100 g de queijo parmesão ralado
- 1 vidro (200 ml) de leite de coco
- 750 g de farinha de trigo
- 300 g de leite
- 45 g de fermento em pó
Material
- 5 fôrmas de 17 centímetros de diâmetro (cada), furada, para bolo
Para o Bolo de jabuticaba
- 1 xícara de açúcar refinado
- 3 ovos
- Meia xícara (chá) de óleo
- 2 xícaras (chá) de jabuticabas (com casca e caroço)
- 2 xícaras e meia (chá) de farinha de trigo
- 1 colher (sopa) de fermento em pó
Ondeficar:
Retiro das Rosas (31) 3553-1331
Pousada Bouganville (31) 3553-1545
Modo de Preparo:
Bater, na batedeira, o açúcar, os ovos e o óleo, até obter um creme. Pôr o queijo ralado e o leite de coco e bater mais um pouco. Acrescentar a farinha, o leite e o fermento. Bater até obter uma mistura bem homogênea. Despejar a massa nas fôrmas de bolo, untadas, e levar ao forno por 40 minutos, na temperatura de 250 graus.
Como fazer bolo de jabuticaba
Bater no liquidificador o açúcar, os ovos, o óleo e a jabuticaba. Pôr a mistura em uma tigela e acrescentar a farinha e o fermento. Misturar todos os ingredientes. Despejar a massa em uma fôrma de bolo untada e levar ao forno por 40 minutos, na temperatura de 250 graus.
De quitute em quitute
Quando chegou a Cachoeira do Campo, a 18 quilômetros de Ouro Preto, Maria José Roni Rampinelli teve uma crise de choro. "Meu marido foi transferido pela empresa em que trabalhava e, então, saímos do Espírito Santo para morar aqui", conta. Ela, que não gostou da idéia, começou a fazer quitutes para vender e se distrair. "Não podia ficar parada, pois me entristecia. E resolvi vender, de porta em porta, meus biscoitos, bolos e roscas caseiros", conta.Um dia, a padaria que freqüentava foi posta à venda. "Não pensei duas vezes e a comprei." Desde então, tudo mudou na vida de Maria José. Os velhos quitutes foram parar nas prateleiras, dividindo espaço com as receitas que ela aprendeu no dia-a-dia. O bolo caçarola e o bolo de jabuticaba são hoje as atrações da Padaria Tutti Pani. São vendidos mais de 60 unidades de cada um nos fins de semana. O de jabuticaba ganhou o primeiro lugar no Festival de Quitandas, em Congonhas, em 2006.
"Foi uma festa quando fomos premiados", lembra. Segundo ela, na padaria há um grande estoque da fruta. "Do pé, vai direto para o congelador. Quando faço o bolo, lavo as frutas bem rápido e bato no liquidificador com casca e caroço", diz. O caçarola é outra tentação à qual os clientes não resistem. Macio e saboroso, é ideal para ser devorado com um cafezinho. Maria José ainda pensa em voltar para o Espírito Santo?
"Daqui não saio nem arrastada. Agora, sou mineira." A boa mesa agradece.