Ingredientes:
Para o purê
- 1,5 kg de mandioca cozida e amassada
- 1 colher (sopa) de manteiga
- 1 colher (sopa) de alho picado
- 4 copos (tipo americano)de leite
Para o recheio
- 800 g de carne de sol
- Meio pimentão picado
- 2 tomates picados
- 1 cebola picada
- Duas colheres (sopa) de óleo
- 1 colher (sopa) de alho
- 1 caixa de creme de leite
Para finalizar
- Meia xícara (chá) dequeijo ralado
Restaurantes:
- Volpi (38) 38413765
- Bakaninha (38) 3841-1604
- Sabor e Arte (38) 38414687
- Sabor de Minas (foto)(38) 3841-2234
- Restaurante Familiar (38) 3841-1206
- Aluá(38) 3841-3199
- Fofocas (38) 3841-4712
- Sun Flash (38) 3841-3430
Modo de Preparo:
Para o purê, refogar o alho na manteiga. Pôr a mandioca e misturar. Pôr o leite e mexer até ficar cremoso, com consistência não muito dura. Deixar a carne de sol de molho por duas horas. Cortar em cubos. Em uma panela de pressão, refogar o alho e a carne no óleo. Cobrir com água e deixar cozinhar por 30 minutos depois que der pressão. Retirar a carne e desfiar. Levar o caldo ao fogo com o tomate, a cebola e o pimentão.
Quando tudo estiver bem cozido, retirar do fogo, pôr a carne desfiada e o creme de leite e misturar. Em uma travessa, pôr pouco mais da metade do purê, o recheio e, por cima, o restante do purê. Salpicar queijo ralado e levar ao forno para gratinar.
Garfadas de suspiro
Os fogões de salina reservam outras boas surpresas, para sorte dos viajantes. O jantar vem em grande estilo, com um ingrediente responsável pela fama da região em qualquer canto do Brasil. Ele está lá, escondidinho entre camadas de purê de mandioca, envolto em um molho cremoso, capaz de fazer salivar no momento em que sai do forno. Adivinhou o que é? Não poderia ser outra coisa senão a carne de sol.No Norte do estado, reduto dessa iguaria, receita é o que não falta para contemplar a delícia. O escondidinho de mandioca com carne de sol é caprichosamente preparado por Jacinta Magalhães Barbosa, uma experiente cozinheira. Dona de um buffet em Salinas, Jacinta começou a trabalhar de maneira despretensiosa. "Já mexia com cozinha, mas parei quando casei. Vieram os filhos e comecei a fazer bolos e salgados, mas em pouca quantidade.
Os clientes começaram a chegar e não parei mais", conta. Os 25 anos de ofício são motivos de orgulho já que, graças a eles, Jacinta pôde pagar os estudos dos três filhos e comprar um apartamento na capital. O sucesso da cozinheira se explica no tempero. O escondidinho reserva, a cada mordida, momentos de pura contemplação. Chegado o suspiro final, é hora de partir para desvendar os últimos sabores da jornada.