Jornal Estado de Minas

ESTÉTICA

Gretchen e outras celebridades apostam na harmonização facial


      Atraindo cada vez mais pacientes que buscam um rosto uniforme, a harmonização facial promete entregar uma face simétrica e firme. A médica generalista e fisioterapeuta da Clínica Magrass Ângela Carvalho, pós-graduanda em harmonização facial pelo Instituto Thoppi, explica que o procedimento consiste na associação de algumas modalidades de tratamentos estéticos que, em conjunto, buscam trazer a harmonia tratando o envelhecimento. Ela conta que são usadas técnicas como aplicação de toxina botulínica, preenchimento com ácido hialurônico, fios de sustentação, skinbooster, entre outros, na procura por uma pele mais jovem, bonita e harmônica. O profissional atua equilibrando os traços do rosto e seus contornos, além de tratar rugas, linhas de expressão e olheiras.




 
“A harmonização facial é indicada para homens e mulheres que buscam ficar melhor consigo mesmos, harmonizando aspectos e assimetrias faciais que geram insatisfação. Ela permite amenizar alterações como bigode chinês, olheiras e rugas profundas, como também corrigir pequenos 'defeitos' indesejados, como assimetrias e sorriso gengival. Com o preenchimento, podemos aumentar o volume do mento e lábio, trazendo maior harmonia ao perfil do paciente, bem como alterar o contorno nasal por meio da técnica de bioplastia nasal. Existem estudos que já utilizam a toxina botulínica no tratamento coadjuvante de bruxismo, cefaleias e hiperidrose. A busca por uma pele saudável e mais jovem é ambição antiga do ser humano. A harmonização facial permite intervenções minimamente invasivas com resultados altamente satisfatórios”, esclarece Ângela Carvalho. A médica diz que o procedimento é indolor e utiliza-se anestesia local. O que pode ocorrer depois é o surgimento de leves hematomas e edemas, que melhoram em poucos dias.
 
A médica destaca que não existe idade certa para iniciar os tratamentos com harmonização facial. O mais comum é procurar quando começam a aparecer sinais de envelhecimento, rugas e flacidez. “A grande maioria das pessoas pode se submeter aos procedimentos, salvo alguns casos específicos de doenças autoimunes, pacientes com doenças ativas, muito alérgicas e com histórico de reações anafiláticas, grávidas e mulheres amamentando. As contraindicações são específicas para cada tipo de procedimento. Sendo assim, é de grande importância conversar com o profissional para traçar um plano de tratamento seguro e eficaz.”

REAÇÕES É preciso ter consciência dos riscos de cada procedimento. Ângela Carvalho enfatiza que, “na aplicação da toxina botulínica, por exemplo, é comum o aparecimento de hematomas e edemas, que cedem após um período. A principal complicação seria a ptose palpebral, que é quando a pálpebra 'cai'. Isso se dá ou por excesso de toxina ou por falha técnica. Essa reação adversa é transitória e melhora espontaneamente em quatro a seis semanas. Já o preenchimento com ácido hialurônico pode causar necrose e, em casos mais raros, até cegueira, quando não aplicado com a técnica correta. Por esses motivos, os pacientes devem procurar um profissional capacitado, que saiba tratar e acompanhar as intercorrências, que tenha bom conhecimento de anatomia, experiência e que execute as técnicas com maestria. É importante que o tratamento seja planejado conjuntamente e que todas as dúvidas sejam sanadas. Dessa forma, o paciente se sentirá seguro”.




 
Portanto, é uma decisão que precisa ser pensada. Ângela Carvalho alerta sobre os cuidados. “As recomendações também são específicas para cada tipo de procedimento. Por exemplo, quando aplicamos a toxina botulínica, o paciente não deve abaixar a cabeça ou deitar nas primeiras quatro horas após o procedimento, não deve manipular a área tratada ou executar exercícios vigorosos nas próximas 24 horas. Além de evitar locais quentes. Quando feito o preenchimento com ácido hialurônico, deve-se evitar locais quentes ou usar maquiagem nas primeiras 24 horas. E, mais uma vez, procurar um profissional capacitado, de preferência um médico.”
 
Ângela Carvalho conta que o tempo para a manutenção da harmonização facial varia de acordo com o tipo de procedimento e produto aplicado. “A toxina botulínica pode ser aplicada de cinco em cinco meses. O tempo de ação da toxina em cada pessoa varia de acordo com o metabolismo. O preenchimento com ácido hialurônico deve passar por manutenção entre seis meses a dois anos, dependendo do produto e do metabolismo de cada pessoa. Já os fios de sustentação de PDO têm durabilidade de cerca de dois anos, variando também de indivíduo para indivíduo.”


Febre entre artistas


A mais recente sensação entre as celebridades é fazer harmonização facial. A proposta é manter o rosto mais jovem, bonito e com proporções simétricas, que causa no cérebro a impressão de perfeição. E, como de costume, as críticas, negativas ou positivas, lotam as caixas das redes sociais. Afinal, a harmonização melhora ou piora o formato do rosto? Entre os artistas que receberam críticas, o DJ Alok disse estar feliz com o resultado. Já a “rainha do rebolado” Gretchen recebeu mais elogios, ao que ela respondeu: “Podemos sempre melhorar”.




 
(foto: Biomedicina Estética/Reprodução)

 
Depois de fazer uma harmonização facial, o DJ Alok (foto) recebeu várias críticas dos fãs nas redes sociais, que disseram notar grande diferença em seu rosto. “Que horror, seu rosto era lindo”; “Não se mexe em time que está ganhando cara...”, foram alguns dos comentários de fãs que não concordaram com o procedimento. Alok, na época, disse que “crítica é algo normal que temos que estar acostumados a receber, pois elas, muitas vezes, podem ser construtivas. Com relação ao procedimento, acho que temos que nos sentir bem e felizes com nós mesmos”.
 
Entre tantos outros, também passou pelo procedimento a “rainha do rebolado” Gretchen (foto), que já fez várias cirurgias plásticas. Ela comemorou a harmonização dizendo: “Podemos sempre melhorar”. No seu caso, o procedimento estético modificou significativamente suas expressões faciais. Ela ganhou novos lábios e uma expressão mais jovial. No seu caso, também houve críticas, mas muitos elogios. “Não ficou nada natural, tá toda botocada”; “Tá parecida com Roberto Carlos”. Mas outros a defenderam: “Eu fico impressionada como as pessoas acham que nunca vão envelhecer, Gretchen tá maravilhosa”, comentou um primeiro. “Ficou maravilhosa essa harmonização facial que você fez! Está deslumbrante, como sempre”, declarou outro.