Diante de uma atmosfera de aparente permissividade, algumas atitudes podem ser 'tóxicas'. Muitas vezes, o sujeito liberta impulsos normalmente escondidos, desejos inconscientes. O dia seguinte de uma noitada de carnaval pode ser de amargar. É o que explica o psicólogo Valdir Weber sobre a chamada ressaca moral. “O carnaval é uma festa feita especificamente para isso, para liberar. Vem da própria acepção do termo – a festa da carne. Existe uma questão cultural de libertar o que não é permitido durante o ano, por nossas travas morais”, esclarece.
Exageros do álcool
Beber muito e beijar quem não devia, não ter ideia de onde passou a noite, vomitar na cama da sogra são algumas situações que deixam muitas pessoas com vontade de cavar um buraco e se esconder para sempre. Por mais que o arrependimento e a vergonha sejam fortes, é preciso aproveitar para refletir e aprender sobre si mesmo. “O álcool age em nosso cérebro baixando nossos limites sociais. O que devemos nos questionar não é se o comportamento adotado naquele momento é adequado ou não, mas, sim, por que precisamos nos entorpecer até perder os limites. Por qual motivo precisamos nos anestesiar?”, reflete.Repouso para os ouvidos
Dores de cabeça, zumbido, ansiedade, sensação de ouvido tampado, dificuldades para ouvir, irritabilidade, tontura, pressão e estalos no ouvido são sintomas que devem ser considerados. “Tampão ou protetor auricular e descanso em ambientes silenciosos são algumas das propostas de descanso ou 'detox auditivo'”, orienta a fonoaudióloga da Telex Soluções Auditivas, Pâmela Costa.
"Tampão ou protetor auricular e descanso em ambientes silenciosos são algumas das propostas de descanso ou 'detox auditivo'"
Pâmela Costa, fonoaudióloga
Conforme a especialista, é essencial compensar os ruídos em demasia a que as pessoas ficam expostas no carnaval e estar atento quanto à duração dos sintomas – caso sejam contínuos, é indicado recorrer a um médico otorrinolaringologista para uma avaliação. Outra orientação é realizar o repouso auditivo, evitando o uso de fones de ouvido e permanência prolongada e desprotegida em ambientes com ruído alto.