Um novo artigo publicado no European Journal of Clinical Nutrition indica que uma dieta baseada em vegetais ajuda a reduzir o risco de covid-19 grave e mortalidade pela doença.
No artigo, publicado nesta segunda-feira (31/1), os médicos citam vários estudos que mostram o benefício de uma dieta saudável no combate a covid-19. Um deles mostra que uma dieta baseada em vegetais estava associada a um risco 9% menor de infecção por covid-19 e um risco 41% menor de caso grave.
Leia Mais
Antiviral oral para COVID-19 tem resultados positivos contra a ÔmicronCOVID: o que é a miocardite, que pode afetar crianças infectadasEstudo detecta sintomas de COVID-19 em crianças 3 meses após contágioO que ninguém fala sobre uma dieta à base de plantasSobreviventes de COVID grave têm estresse pós-traumático Confira mitos e verdades da nutrição livre de produtos de origem animalGravidez na adolescência representa risco maior de vulnerabilidadeSanta Casa BH recruta voluntários com tumor cerebral para pesquisa inéditaEstudo revela que vinho pode ter ação protetora contra COVID-19Um outro estudo apontou que os profissionais de saúde que seguem uma dieta baseada em vegetais que tiveram exposição a pacientes com covid-19 tiveram um risco 73% menor de desenvolver a doença de forma moderada e grave.
Já uma outra pesquisa mostrou que que uma dieta baseada em vegetais ajudou os trabalhadores de hospitais em Washington, DC, a melhorar a saúde e a qualidade de vida, durante a primeira onda da pandemia.
Além disso, os autores citam o exemplo de Okinawa, no Japão. Lá, a dieta é predominantemente baseada em vegetais e rica em batata-doce, vegetais de folhas verdes e produtos de soja. Surpreendentemente, a cidade tem uma mortalidade menor do que a Tóquio, mesmo as duas cidades tendo tamanhos semelhantes.