Equilibrar a carreira com a mudança de hábitos pós-maternidade e a retomada da vida social após a pandemia da covid-19 está exigindo mais esforço nos cuidados pessoais de mães. Levantamento da plataforma de treinos on-line Queima Diária revela que 62% das mães consideram insuficiente o tempo dedicado para o autocuidado.
Ainda de acordo com a pesquisa, 38% das mães entrevistadas têm se esforçado para colocar a prática como prioridade e 56,5% consideram "bastante pesado" equilibrar vida profissional com a maternidade.
O levantamento ouviu 1.453 mulheres inscritas na plataforma entre 25 a 27 de abril. Pelo menos 90% das mães ouvidas cuidam do aspecto físico, como descansar, realizar atividade física e seguir uma dieta saudável. Outras 57% adotam práticas ligadas ao campo espiritual, como meditar, praticar o silêncio, orar, estudar e ler.
Carreira
Em relação à carreira, equilibrar a maternidade com a vida profissional pesa em alguma medida para 80% das mães pesquisadas. Desse total, o assunto é considerado "bastante pesado" para 56,5%, pois ficam com a maior parte das responsabilidades de cuidar dos filhos e da administração do lar.
Leia Mais
Duas em cada três mortes de bebês poderiam ser evitadas no BrasilCFM regulamenta telemedicina no BrasilDia do Uso Racional de Medicamentos alerta para riscos da automedicaçãoDia dos Namorados sozinha: dicas para se apaixonar por si mesmaComo retomar a autoestima após nascimento dos filhos; influenciadora ensinaNo Brasil, 107 mães morreram a cada 100 mil nascimentos registrados em 2021"A relação com o próprio corpo, durante e após a maternidade, se aprofunda, especialmente com a mudança física que a maternidade traz, e isso tem consequência direta na autoestima, por exemplo. Trazer atividade física para a rotina em algum momento, mesmo que em poucos minutos por dia, vai ajudando essa mãe a desenvolver melhorando a flacidez, flexibilidade, alívio do estresse, ou seja, trazendo mais qualidade de vida para a nova rotina", explica a treinadora.
Mãe de três filhas aos 25 anos, Vitória Cristina tinha uma rotina sedentária, além de dificuldade de emagrecer com saúde. Após a segunda gestação, ela chegou aos 95kg e, a partir desse momento, decidiu mudar a rotina. "Conheci a plataforma Queima Diária em 2020 e decidi começar a minha transformação pessoal. Não tinha com quem deixar minhas crianças para me dedicar aos treinos fora de casa, então a opção da plataforma foi ótima", conta. A porta de entrada foi o programa Mamãe Sarada.
"Na época, os 15 minutos de treino cabiam na minha realidade e isso me motivava a treinar todos os dias da semana", relembra, reconhecendo os resultados após dois anos de treinos. "Tenho mais saúde e tenho mais disposição para acompanhar o dia a dia das minhas filhas. Hoje, eu consigo levá-las para a escola, ao parquinho, para brincar, consigo estar presente e ter disposição para fazer parte da vida delas. Depois da minha transformação, eu me sinto totalmente rejuvenescida", comemora.
Plataforma
A Queima Diária é a maior plataforma de exercícios on-line da América Latina, com mais de 3 mil videoaulas, divididas em mais de 90 treinos, disponível exclusivamente para assinantes e com mais de um milhão de usuários.