Pesquisadores da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, podem ter descoberto uma forma de impedir que o vírus influenza acesse uma proteína humana necessária para que ele se replique nas células. A pesquisa foi publicada na revista Viruses.
Leia Mais
Sem energia? Veja que alimentos podem auxiliar na melhora da disposiçãoObesidade mórbida afeta 7 mil crianças brasileirasConsumo de café diminui risco de lesão renal aguda, diz estudo Demanda por testes de Influenza A cresce mais de 140% em drogaria de BH Estaturas mais altas são ligadas a maior ocorrência de 127 doençasA descoberta pode ser uma forma de impedir a infecção pela gripe. O método também pode ser usado em outros vírus, como o da COVID-19. Apesar de ter vacina contra a doença, ela nem sempre impede que as infecções ocorram.
Para o vírus deixar uma pessoa doente, ele precisa infectar as células do corpo e se replicar para infectar outras células. Para fazer esse processo, os vírus da gripe (influenza A e B) precisam de um proteína humana.
Os cientistas descobriram uma maneira de bloquear essa proteína com um inibidor, com isso, o vírus não consegue se multiplicar. Apesar dos resultados positivos, os cientistas destacam que ainda é necessário mais pesquisas para entender realmente como barrar a gripe.