A farmacêutica brasileira Biolab anunciou, em parceria com a Promediol do Brasil, a comercialização do primeiro fitoterápico com extrato de cannabis sativa - a popular maconha - que atende a RDC 327 da Anvisa (09/12/2019) - essa norma regulamenta o fornecimento do produto no país.
O produto, à base da planta cultivada na Suíça, é o primeiro fitoterápico controlado sem efeito psicotrópico em comercialização em território nacional com autorização da Anvisa. Até então, os medicamentos desse segmento eram trazidos de outros países mediante a prescrição médica, sem qualquer avaliação ou certificação das autoridades sanitárias em um processo chamado de uso compassivo. A importação era realizada diretamente entre clientes e fornecedores do exterior.
Leia Mais
Cannabis auxilia na qualidade de vida dos pacientes com esclerose múltiplaCannabis medicinal é eficaz no tratamento da insôniaCannabis medicinal: uma aliada contra doenças respiratórias MPF instaura procedimento sobre resolução relativa à proibição do CBDMédicos que prescrevem tratamento com derivados de maconha viram alvo de processosUsuário de maconha não é mais preguiçoso e desmotivado, diz estudoEsclerose múltipla: tratamento à base de cannabis melhora qualidade de vidaCannabis medicinal pode propiciar o uso da nicotina, diz estudo Tratamento humanizado acalma e aumenta chances de sobrevida em UTIsMitos e verdades sobre a Cannabis'Geração Disney' confunde amor com objeto de consumo, afirma psicanalistaEntenda o que é Ramsay Hunt, doença de Justin BieberMedicamento elimina 100% de tumores no reto"Este produto é um marco nessa área da saúde, pois os médicos têm agora uma opção segura e certificada em termos de qualidade de matérias-primas, boas práticas de fabricação, estabilidade e composição", explica o Dr. José Roberto da Costa Pereira, diretor de Inovação e Novos Negócios da Biolab.
O extrato de cannabis sativa tem sido utilizado com sucesso para diversas patologias, além da epilepsia refratária, tais como transtornos de ansiedade e do espectro do autismo, fibromialgia/dores crônicas, mal de Parkinson e insônia, entre outras.
"Trazemos esta novidade para reforçar a participação da Biolab em produtos para o Sistema Nervoso Central (SNC), especialidade que ganha cada vez mais relevância devido à importância crescente da saúde mental, potencializada pela pandemia. Além disso, ele é o primeiro de sua classe a atender à legislação brasileira", comenta Cleiton Castro Marques, CEO da Biolab.
A Biolab coloca à disposição da classe médica o extrato de cannabis Promediol - 50mg/ml em frascos de 10 ml e 30 ml.