A Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (SMS-Rio) confirmou hoje (15) o primeiro caso da varíola dos macacos (monkeypox) na cidade. A vítima é um brasileiro, de 38 anos, mas que mora em Londres, na Inglaterra. Ele chegou ao Brasil no sábado (11) e, no dia seguinte, procurou atendimento médico no Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, da Fundação Oswaldo Cruz (INI/Fiocruz).
Leia Mais
Varíola dos macacos: treinamento reúne profissionais da América LatinaBrasil confirma 1º caso de varíola dos macacos; o que se sabe até o momentoVaríola dos macacos: o que se sabe sobre casos suspeitos no BrasilVaríola dos macacos: o que se sabe sobre a mortalidade da doençaMinas Gerais pode ter três casos de varíola dos macacos; um em BH'Assustadora', diz esposa de Justin Bieber sobre síndrome do cantorAs amostras clínicas foram encaminhadas ao Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que é referência nacional. O resultado positivo para a doença foi liberado ontem (14).
Até o momento, o Brasil tem cinco casos confirmados da doença, sendo três em São Paulo.
Isolamento
"Ele está com sintomas leves, em isolamento domiciliar e sob o monitoramento da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS-Rio). Todos os seus cinco contactantes estão em investigação para orientações e monitoramento", informou a secretaria.
Acrescentou, ainda, que a SVS-Rio mantém vigilância ativa para detecção oportuna de casos da doença no Rio. A Superintendência de Vigilância "também está monitorando o cenário epidemiológico nacional e internacional mantendo as unidades de saúde informadas e orientadas para vigilância, alerta e resposta a eventos de saúde pública", finalizou.